Santa Cruz do Sul

Prefeitura solicita à Corsan abastecimento apenas com água do Rio Pardinho e poços

Em reunião com representantes da Corsan na manhã desta quinta-feira, 28, no Palacinho da Praça da Bandeira, a prefeita Helena Hermany requereu que o abastecimento de água de Santa Cruz do Sul seja feito apenas com água do Rio Pardinho e de poços artesianos.

Foto: Clarissa Gomes


A medida será uma ação emergencial durante o período necessário para que um produto inibidor de proliferação de algas e inofensivo ao meio ambiente, aplicado no último dia 21, possa surtir efeito, o que deve ocorrer dentro de 10 dias a partir de sua utilização. Conforme a chefe do Executivo Municipal, desta forma, isola-se a água do Lago Prefeito Telmo Kirst durante o seu tratamento, até a normalização das condições de gosto e cheiro do produto, sem afetar o abastecimento da comunidade.

LEIA MAIS:

Durante o encontro, Helena também solicitou esclarecimentos sobre as ações que vem sendo adotadas para que o problema seja solucionado. A prefeita ainda pediu o apoio da população até que a situação do Lago Prefeito Telmo Kirst esteja normalizada. “Faço um apelo à nossa população para que, durante esses dias, seja feito o consumo consciente da água. Que se evite lavar carros e calçadas, por exemplo. Conto com a colaboração de todos, até que as condições do Lago estejam normalizadas”, avaliou.

Publicidade

O gestor de Relações Institucionais da Corsan, João Corin, salientou que eventos de causa natural ou força maior, como o aumento da floração de algas, são situações que fogem completamente da ingerência do prestador de serviço, principalmente nesta época do ano. Ele também acrescentou que o problema pode ter se intensificado em razão das enchentes de maio. Apesar disso, Corin afirma que não há riscos à saúde da população. “A água que a Corsan distribui é potável e passa por um rigoroso processo em relação a isso”.

Também participaram do encontro o coordenador local da Corsan, Rafael Gonçalves, os secretários municipais Mario Colombo (Educação), Josiane Frantz (Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade) e Priscila Froemming (Desenvolvimento Social), representantes da Secretaria de Saúde e servidores municipais relacionados ao tema.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.