Atendendo a uma solicitação da prefeita Helena Hermany, a Secretaria Municipal de Obras colocou em plena operação nesta semana a fábrica de blocos de concreto, que estava parada há mais de três anos. Com capacidade produtiva diária de seis mil bloquetes intertravados, a fábrica viabiliza mais agilidade neste tipo de pavimentação, tão característica de Santa Cruz do Sul, que dá um charme especial às ruas, tanto na cidade quanto no interior.
Na manhã desta sexta-feira, 23, a prefeita foi até a fábrica conferir os trabalhos, que são realizados com o esforço de nove operadores. Ao acompanhar o processo do início ao fim, Helena celebrou o sucesso da produção. “Fizemos questão de retomar porque sabemos que a fabricação própria entrega blocos de alta qualidade, com baixo custo e mais rapidez para atender às necessidades de pavimentação do município”, destacou. Na visita, ela pode verificar desde a mistura dos materiais – areia, cimento, pedrisco e água – até as passagens pelas esteiras, formas e estocagem. Depois de moldados, ainda são necessários 20 dias para secar.
LEIA TAMBÉM: Feirão de Imóveis é uma das novidades da 8ª Construarte e 9ª Multifeira
Publicidade
Para voltar a operar, a máquina precisou passar por diversas manutenções, além de adaptações técnicas para atender a todas as regras de segurança previstas pela NR 12 – norma regulamentadora do Ministério do Trabalho. A escassez de areia disponível nos últimos tempos, devido à estiagem, também dificultou a retomada da produção. Com a fábrica parada, o Município estava precisando comprar todos os blocos de fornecedores externos. Agora, será possível aumentar a produtividade aliando a aquisição com a produção própria.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Edmar Hermany, a iniciativa vai possibilitar a intensificação dos trabalhos de pavimentação na cidade e no interior. A prioridade, nos próximos dias, é concluir as obras na Linha Saraiva, pavimentar a Rua Vereador Ottmar Muench, no Bairro Faxinal Menino Deus, e depois partir para o Rauber e Bom Jesus, dando seguimento a um cronograma previamente definido pela secretaria. “É um grande avanço do governo municipal, porque aproveitamos a nossa mão de obra para a execução com custo bem reduzido para os cofres públicos”, comemorou Hermany.
LEIA TAMBÉM: Juro alto e incerteza fazem indústria recuar; especialista explica
Publicidade
Conforme o chefe de divisão Enor Francisco da Silva, que coordena o Setor de Blocos, as exigências técnicas para a retomada dos trabalhos, apesar de reduzirem a capacidade produtiva, principalmente pelas grades e cancelas instaladas ao redor dos equipamentos, possibilitam mais segurança aos operadores, sem perder a alta qualidade do material fabricado. “Nosso bloco é mais rústico, mas muito mais forte que os demais”, garante.
A qualidade é certificada pela Universidade Federal de Santa Maria, onde foi desenvolvida uma pesquisa que atestou que os bloquetes produzidos pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul são mais resistentes se comparados com outros disponíveis no mercado. De acordo com o engenheiro civil do Município, Everton Henrique Ferreira, o estudo ocorreu antes da parada da máquina e, agora, a Prefeitura pretende realizar novos ensaios. Ferreira relata que seguem sendo usados os mesmos moldes, com os mesmos traços e a mesma receita de antes, mas adaptações devem ser feitas para melhorar ainda mais a eficácia. “O objetivo agora é tentar diminuir os custos de produção mantendo a mesma qualidade do produto”.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.