A Prefeitura Municipal de Sobradinho respondeu nesta quinta-feira, 27 de abril, aos questionamentos encaminhados em ofício do Ministério Público, no processo de representação que tramita no órgão, a partir de um pedido de suspensão das obras do Cristo Acolhedor, realizado pelo vereador Janderson Nunes, o Berê (PP), em 27 de março.
No documento do processo, atualmente com aproximadamente 300 páginas, constam anexos pesquisa de opinião junto à população, tendo sido 61,83% favorável a realização da obra; Leis Municipais como a de autorização de abertura de crédito suplementar e de autorização para receber bem imóvel (terreno); escritura de doação da área; parecer e termo de justificativas técnicas para a escolha do local; minuta do contrato de execução da obra; editais de tomadas de preços; dotações orçamentárias; contratos; ordem de serviço; ofícios de apoio à continuidade da construção emitidos pelas entidades Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho (Caciss) e Sindicato dos Dirigentes Lojistas de Sobradinho (Sindilojas Centro Serra), entre outros.
Também há documento assinado pelo prefeito Armando Mayerhofer (MDB), a cerca de prestar esclarecimentos sobre a obra. Nele, o chefe do Executivo Municipal destaca que “a construção da estátua do Cristo Acolhedor tem como objetivo o interesse público de fomentar o turismo local e regional, tanto do Município de Sobradinho como da Região Centro Serra, o que irá gerar impacto no incremento na arrecadação tributária, bem como maiores rendimentos ao comércio e rede hoteleira, principalmente porque somente Sobradinho e Arroio do Tigre é que possuem hotéis das cidades do Centro Serra, assim como acessibilidade do trânsito”. Além do fomento ao comércio local e arrecadação de tributos, Mayerhofer salienta também a possibilidade de atrair novos investimentos.
Publicidade
Ainda consta do documento do prefeito, que a escolha dos prestadores de serviços e a escritura pública de doação da área foram feitas seguindo os trâmites legais, assim como a escolha do local feita com base em estudos técnicos e vistorias, tendo este (na Granja do Silêncio) maior visibilidade panorâmica da cidade em detrimento dos demais, como o Morro do Bairro Medianeira e Parque da Fejão.
Considerando a necessidade de se proceder à análise da documentação recentemente remetida pelo Município de Sobradinho, o promotor de justiça em regime de substituição, Rogério Fava Santos, prorrogou o expediente, ou seja, a investigação, pelo período de 90 dias.
O Cristo Acolhedor de Sobradinho já encontra-se com 80% das obras concluídas, sendo que o içamento de partes da escultura deve ocorrer em 10 de maio e a previsão de finalização da estátua é para o mês de julho.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade