Os mutirões de atendimento da Prefeitura de Santa Cruz do Sul têm reduzido significativamente a lista de espera por consultas em especialidades médicas. Os resultados foram evidenciados por um levantamento realizado em maio.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, o acúmulo de consultas pendentes se deveu, principalmente, às restrições impostas durante a pandemia. No período, foi suspenso o atendimento de casos eletivos. Segundo ela, foi uma preocupação da prefeita Helena Hermany buscar soluções para resolver a demanda reprimida.
LEIA TAMBÉM: Pandemia derrubou em 35% número de consultas oftalmológicas no SUS em 2020
Publicidade
O Município mantém uma cota de consultas mensais, contratadas através de prestadores como o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e hospitais. Para o mutirão, que está sendo realizado de forma contínua, é negociado um número adicional de consultas, conforme as especialidades médicas solicitadas e também de acordo com a disponibilidade dos médicos.
Em casos como os de uroginecologia, nefrologia e cirurgia pediátrica, a lista de espera caiu para zero no mês passado. Também houve especialidades que apresentaram diminuição expressiva de maio de 2021 para maio deste ano. É o caso da hematologia (de 302 para 1), gastroenterologia (de 267 para 3), coloproctologia (653 para 56), neurologia (105 para 11), pequenos procedimentos cirúrgicos (610 para 69), cardiologia (355 para 62), endocrinologia (252 para 65) e traumatologia (de 743 para 277), entre outras.
LEIA TAMBÉM: Postos de Santa Cruz terão atendimento extra no turno da noite
Publicidade
A Prefeitura é responsável por atendimentos de baixa e média complexidade, onde se enquadram as consultas com especialidades médicas. Entretanto, em alguns casos, o paciente pode ser encaminhado para outros procedimentos de alta complexidade, como cirurgias – responsabilidade do governo do Estado.
A prefeita Helena Hermany destacou o empenho da administração municipal em trazer mais agilidade para a oferta de consultas com especialidades médicas. “A saúde é uma questão séria, que concentra uma boa parte dos esforços de nosso governo. Estamos mobilizados para zerar a espera por consultas e cuidar da nossa gente”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Faltas a consultas chegam a 70% em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.