Categories: Regional

Prefeitura recebe relatório sobre estudos de avaliação do Túnel Verde

O prefeito Telmo Kirst recebeu esta semana, das empresas Reflorest – Reposição Florestal e Gabriel Berger – Assessoria e Projetos Ambientais, o relatório de avaliação das condições fitossanitárias e estruturais das tipuanas que formam o túnel verde, na Rua Marechal Floriano. O estudo havia sido contratato pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS) em julho do ano passado e levou dez meses até sua conclusão.

Pelo que consta no relatório, o estado geral das 180 árvores dispostas ao longo da principal via da cidade, entre as ruas Senador Pinheiro Machado e Borges de Medeiros, pode ser considerado regular. Porém, três exemplares da espécie – dois situados na quadra que fica entre as ruas Borges de Medeiros e 28 de Setembro, e outro na quadra entre a Júlio de Castilhos e a Ramiro Barcelos – foram diagnosticados com potencial risco de queda sobre o passeio público.

Como explica o técnico ambiental Fábio Roberto Ribeiro, a primeira parte do estudo envolveu a coleta de dados a campo, com o apoio de técnicos da SMMASS. Foram analisados itens como parâmetros da copa, tronco, base do tronco, prato de raízes, desenvolvimento da árvores, entorno e interferência junto à equipamentos urbanos, como marquises, fachadas, rede elétrica, de telefone e de TV a cabo. O relatório final contém informações sobre saúde, risco de queda, estabilidade e convivência das árvores no meio urbano, além de medidas e sugestões para sua manutenção e preservação.

Publicidade

Os técnicos envolvidos na avaliação apontaram no relatório final a necessidade de um plano de ação e a realização permanente de monitoramento e campanhas educativas para preservar o que é considerado um dos mais belos cartões postais do município. Também sugeriram a realização de podas de limpeza nas copas – com posterior cicatrização – para a retirada de galhos secos, podres ou quebrados que interferem na fiação oferecendo riscos à segurança dos transeuntes.

Um dos problemas mais comuns são os canteiros que precisarão, em sua maioria, passar por adequações para não causar danos às raízes e desestabilizar a planta. De acordo com Ribeiro, todos os proprietários dos estabelecimentos dispostos ao longo da via foram visitados e se mostraram unânimes ao defender a preservação do túnel, mesmo apesar das avarias constantes nas calçadas, provocadas pela movimentação das raízes que levantam as lajes e invadem a canalizações de água e esgoto.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.