Integrada as atividades paralelas da 28ª Feira do Livro 2015, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), promoverá no sábado, 19, das 9h às 15h, no Parque da Oktoberfest, lateral do Pavilhão Central, a segunda edição da ação ambiental, que traz como objetivo orientar a população sobre a forma correta de destinação dos resíduos sólidos recicláveis, orgânicos e perigosos/especiais. Entre os apoiadores estão a Secretaria de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul, Secretaria de Educação de Venâncio Aires e 6ª Coordenadoria Regional de Educação. Em caso de chuva, a programação será cancelada.
A primeira edição ocorreu no mês de junho, na Praça Getúlio Vargas, momento em que foram entregues pela população 320 lâmpadas de diversos tamanhos, nove TVs, duas impressoras, cinco CPUs, um monitor, oito quilos de pilhas, dois pneus e 13 celulares. Além das parcerias da empresa Recilux e da Afubra, a segunda edição contará com parceria da Unisc.
Conforme o secretário da pasta, Raul Fritsch, uma das metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é justamente incentivar, através de campanhas educativas, os pequenos, médios e grandes geradores a realizarem a seleção dos resíduos perigosos, os quais, pós-consumo devem ser bem-acondicionados e entregues em locais específicos de descarte. “Com essa ação buscamos orientar a comunidade para que possam nos ajudar a cuidar do meio ambiente para as presentes e futuras gerações” destaca.
Publicidade
Todas as ações ambientais planejadas pela SMMASS buscam contribuir para a solução de problemas ambientais. “Estamos muito motivados com a segunda edição da ação ambiental, preparamos as atividades com muito carinho e comprometimento para que os visitantes da Feira do Livro voltem para casa levando, além de cultura, orientações de como cuidar do meio ambiente”, ressalta a bióloga, Daniela Silveira.
Outra novidade é a extensão da iniciativa para Venâncio Aires. Integrando as atividades da 2ª edição da Ecofeira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) promoverá o evento no dia 19, das 10h até as 17h, na Praça da Igreja Católica. A ação contará com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, JCI, Cemuc/Uninter e M&M. Nos dois municípios a atividade ocorrerá nos turnos manhã e tarde.
A SEMMA está sempre realizando diversas atividades de Educação Ambiental, pois acredita-se que somente com Educação é possível mudar conceitos e atitudes. Desta forma, além das palestras, oficinas e demais projetos que a Secretaria desenvolve, essa ação vem para incentivar a população de como destinar corretamente qualquer material que tenha em casa, desde os resíduos recicláveis e orgânicos, até os perigosos. “Precisamos sempre investir em Projetos de Educação Ambiental, pois é desta forma, através da educação, que conscientizaremos a população sobre a importância da preservação ambiental” destaca a bióloga, Gabriela S. Graef.
Publicidade