A Prefeitura de Santa Cruz do Sul pretende concluir até o fim deste ano a instalação de um sistema de iluminação e orientação que permitirá o pouso e a decolagem de aeronaves durante a noite no Aeroporto Luiz Beck da Silva. Conhecido como balizamento noturno, trata-se de um sistema de luminárias fixadas no solo e que indica aos pilotos o contorno e os limites da pista, das áreas de manobra e outros pontos necessários aos procedimentos. Atualmente, o aeroporto opera somente com voos visuais e que dependem da luz do dia.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, lembrou da importância do aeroporto para o atendimento da população durante os eventos climáticos extremos de maio. Além disso, salientou que muitas outras cidades de porte semelhante a Santa Cruz e que possuem terminal aeroportuário já implantaram o balizamento noturno nos últimos anos. Entre elas estão Ijuí, Cruz Alta, Torres e Canela. Esse último, inclusive, está em vias de ter a operação cedida à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
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De acordo com o secretário, o processo está na fase de elaboração do termo de referência. Isto é, estão sendo listados os itens que farão parte do futuro edital de licitação. O responsável por essa etapa é o engenheiro eletricista Cláudio Kaufmann, integrante do quadro da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Na semana passada, Cechinato, Kaufmann e outros interessados fizeram uma visita ao aeroporto de Garibaldi, na Serra Gaúcha, que recentemente inaugurou o sistema. “Estivemos lá para ver os equipamentos e entender as questões técnicas”, afirmou.
A expectativa é de que a burocracia seja superada rapidamente para iniciar as obras o quanto antes. “Provavelmente até o fim deste ano o Luiz Beck da Silva estará contando com a iluminação noturna.” Comentou ainda a possibilidade de ampliação da pista do terminal e afirmou que se trata de necessidade que permanece na pauta. No entanto, lembrou que obras como essa são feitas, via de regra, com recursos federais. “Estamos elaborando um projeto executivo e uma apresentação às autoridades.”
Conforme o cronograma, o balizamento noturno é a primeira etapa. A segunda fase será o aumento da pista para permitir a operação de aviões maiores e, em um cenário otimista, operar um voo direto para São Paulo. “Com certeza Santa Cruz tem Produto Interno Bruto (PIB), população e demanda para receber uma linha aérea nacional.”
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Por fim, o grande objetivo é construir um novo aeroporto, com capacidade para atender a toda a região dos Vales e com uma pista de pelo menos 2,5 quilômetros.
*Colaborou Ronaldo Falkenback
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