A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul vota nesta quinta-feira, 21, um projeto encaminhado pela Prefeitura que estabelece a utilização de uniformes pelos alunos que frequentam o Ensino Fundamental na rede municipal. A matéria será analisada em sessão extraordinária marcada para as 10 horas.
Em entrevista à Rádio Gazeta no começo de janeiro, o secretário de Educação, João Miguel Wenzel, disse que o projeto é uma das metas do governo Helena Hermany para os 100 primeiros dias. O objetivo seria garantir a segurança dos alunos. A ideia é oferecer camisa, tanto de manga curta quanto comprida, além de um abrigo. “Tudo vai ser custeado pelo município e os pais não terão gasto nenhum”, esclareceu.
Sobre a obrigatoriedade, Wenzel disse que nada impede que a aplicação da regra comece de uma outra forma. “Queremos que tenha a participação dos pais, conselho escolar e CPM. Não podemos ser taxativos. Obrigatório é uma palavra forte e vamos buscar sempre construir alternativas.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Uso de uniformes divide opiniões em escola de Santa Cruz do Sul
O que diz o projeto
O texto da Prefeitura de Santa Cruz do Sul estabelece que o tipo de uniforme a ser utilizado será regulamentado mediante decreto. Na justificativa, o Executivo argumenta que a vestimenta padrão é importante para “identificação dos alunos, com fins ao monitoramento, pela escola, do acesso às salas de aula, sanitários, pátios, ginásios e quadras de esportes, bem como durante deslocamentos nas calçadas e vias públicas”.
Outra alegação colocada no projeto é que o uso do uniforme promove a melhora da autoestima dos alunos “em decorrência da sensação de pertencimento, de igualdade no tratamento, e no controle dos casos de bullying e combate ao uso e tráfico de drogas”. De acordo com a Prefeitura, “ao vestirem-se de forma igual, não haverá brigas, comparações, discriminações e distrações relacionadas à forma de vestir, gerando um comportamento mais positivo, organizado, agregador e colaborativo”.
Publicidade
Colaborou o repórter Ronaldo Falkenback
LEIA TAMBÉM: Escolas recebem uniformes personalizados em Santa Cruz