Está no site da Prefeitura o edital de chamamento público para cadastramento de entidades protetoras de animais, sediadas e atuantes no município de Santa Cruz do Sul, interessadas em se habilitar para dispor dos serviços de esterilização destinados ao controle populacional de cães e gatos.
As entidades interessadas deverão apresentar documentos de habilitação, através de cópia autenticada, em envelope devidamente identificado e lacrado, junto à recepção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), na Rua Galvão Costa, 708. O prazo para entrega vai de 14 a 22 de junho, somente em dias úteis, no horário das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas.
LEIA MAIS: Controle populacional de animais de rua é tema de reunião
Publicidade
No período compreendido entre agosto deste ano e junho de 2022 serão disponibilizados, no mínimo, 600 procedimentos cirúrgicos para castração de cães e gatos, a serem utilizados pelas entidades cadastradas. A proporção é de 60% fêmeas e 40% machos.
O resultado final do cadastramento será publicado no dia 13 de julho, na Gazeta do Sul, bem como no site da Prefeitura. Demais prazos e detalhamentos de todo o processo estão especificados no edital de chamamento público.
LEIA MAIS: Na pandemia, adoções de animais cresceram, mas abandonos também
Publicidade
Estima-se que, em Santa Cruz do Sul, em torno de 13 mil cães e 6,5 mil gatos encontrem-se vagando pelas ruas ou vivendo com famílias em situação de vulnerabilidade. O fator preocupante, nesse contexto, é o ritmo exponencial de crescimento a que essa população está sujeita. Um casal de cães pode ao final de cinco anos ter cerca de 12.680 descendentes diretos e indiretos; já um casal de gatos pode ter após seis anos 46.656 descendentes diretos e indiretos.
Desde agosto de 2016 Santa Cruz do Sul conta com o Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos e as esterilizações/castrações são uma das ferramentas operacionais dentro de um universo de ações, que inclui também atividades de educação ambiental voltadas à guarda responsável, cuidados e bem-estar animal e prevenção de maus tratos. Desde o início do programa até maio deste ano, já foram feitas 5.122 esterilizações/castrações. Estima-se que deixaram de nascer em torno de 1.911.480 de animais no período em questão.
LEIA MAIS: Pandemia prejudica ações da causa animal; saiba como ajudar
Publicidade
This website uses cookies.