Santa Cruz do Sul

Prefeitura propõe metade do reajuste sugerido pelos funcionários públicos; entenda

Os funcionários públicos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e os professores municipais se reúnem nesta terça-feira, 14, em assembleia na Praça Getúlio Vargas, a partir das 6h30, para analisar a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Executivo. A proposição representa aproximadamente metade do valor sugerido pelos servidores, que era de 15%. Além da demanda salarial estão em discussão plano de saúde, 13º salário, elevação de padrão, entre outros.

A proposta da Prefeitura é que o reajuste siga o percentual da inflação de 5,6%, já a partir de março, mais o aumento real de 2% a partir de julho (este, no entanto, somente para os servidores concursados e contratados, não contemplando os que possuem cargos comissionados). O total, portanto, seria de 7,6% – ante os 15% solicitados pelo funcionalismo.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura pode recuar de aumento de limite de servidores, diz líder de governo na Câmara

Publicidade

A prefeita Helena Hermany recebeu, nesta segunda-feira, 13, no Salão Nobre do Palacinho, representantes dos Sindicatos dos Professores Municipais (Sinprom) e dos Funcionários Municipais (Sinfum) para discutir o tema e apresentar a proposta. Em reunião realizada em fevereiro, Helena havia prometido que daria retorno sobre as demandas das duas entidades no início de março.

Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM no fim da tarde desta segunda, o presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais (Sinfum), Gelso Batista, informou que o encontro desta terça-feira segue até meio-dia. “A categoria vai decidir se aceita essa reposição e o pequeno aumento, dadas as perdas salariais históricas ao logo dos anos”, detalhou.

Outros tópicos discutidos na reunião

Uma das demandas mais expressivas atendidas pela Administração Municipal, apresentada nesta segunda, é a elevação de padrão de 968 servidores que atuam na parte operacional da Prefeitura, atendendo as categorias que ainda não haviam sido beneficiadas. Com o aumento do padrão, a variação salarial segue uma média de 12,71% a 22,67%, conforme o Executivo.

Publicidade

“Este é um 2023 de muita economia para os cofres públicos, mas ainda assim estamos cumprindo com nossa promessa de ano a ano, valorizarmos aquelas categorias até hoje não foram beneficiadas com a elevação de padrão. Em dois anos, serão mais de 1,5 mil servidores contemplados”, afirmou a prefeita Helena.

LEIA TAMBÉM: Vereador apresenta projeto que inclui conteúdos relativos à educação financeira nas escolas municipais

Sobre o aumento no valor do vale-alimentação, a Prefeitura apresentou o aumento dos atuais R$ 700,00 para R$ 770,00. Também em julho ocorrerá a reorganização das Funções Gratificadas (FGS) de Direções e Vice-Direções de escolas, sendo considerado o número de alunos por instituições de ensino. Em abril, a prefeita garantiu que será antecipada a primeira parcela do 13º salário.

Publicidade

O Plano de Saúde para os servidores também foi mencionado durante a reunião nesta segunda-feira. De acordo a prefeita, a administração já está em tratativas com a Unimed sobre o assunto, e nova reunião com os sindicatos será realizada na próxima semana. Helena também garantiu que será realizado concurso público para as categorias que não dispõem mais de servidores no quadro reserva, mas que o certame será feito por etapas.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura quer aumentar limite legal do número de servidores públicos

Foram, ao todo, 19 categorias contempladas com o aumento de padrão: atendente de Emei, almoxarife, borracheiro, carpinteiro, instalador hidráulico, marceneiro, pedreiro, chapeador/soldador, desenhista/pintor letrista, mecânico, operador de máquina, pintor/operador, soldador, intérprete de libras, agente administrativo auxiliar, educador/cuidador, instrutor de oficina de cultura, torneiro mecânico e motorista.

Publicidade

Representando os servidores que reivindicavam a mudança de padrão, o operador de máquina Senoir de Souza, agradeceu. “Após 12 anos de espera e de luta, a Administração Municipal nos concedeu o aumento de padrão e somos muito gratos por isso, é um avanço na categoria do pessoal da operacional”, disse.

LEIA TAMBÉM: Obras de ampliação de escolas municipais avançam em Santa Cruz

O secretário de Administração, Edemilson Severo, participou do encontro. Segundo ele, as propostas do município fazem parte de um estudo minucioso, que vem sendo construído desde o início do ano, juntamente com a chefe do Executivo.

Publicidade

De acordo com Severo, todas as propostas atendidas se traduzem em um tratamento de equidade, já que no ano anterior mais de 600 funcionários foram contemplados com aumento de padrão, e agora, com mais os 968, totaliza mais de 1,5 mil servidores, entre os anos de 2022 e 2023, que tiveram seus padrões elevados.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz e colaboração de Rosemar Santos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.