Santa Cruz do Sul

Prefeitura promete mudar realidade da iluminação pública em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, promete resolver o problema histórico do serviço de iluminação pública com investimentos e duas novas medidas. A primeira foi disponibilizar um contato de telefone exclusivo para tratar de questões dessa área. A segunda é a criação de um Centro de Iluminação Pública no Bairro Arroio Grande. Nesse pavilhão ficam centralizadas as equipes operacionais e a administrativa.

Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, havia uma demanda reprimida de 2 mil lâmpadas. “Até a última semana, já conseguimos colocar isso em dia.” Sobre os investimentos na área, o secretário informou que a prefeita Helena Hermany autorizou a aquisição de mais 5,5 mil lâmpadas de LED para instalação em vários pontos na cidade e no interior.

LEIA TAMBÉM: Grupo reivindica no DNIT reforma da barragem de Amarópolis

Publicidade

“Com esse número, vamos contemplar 60% do município com LED, proporcionando mais segurança e facilitando a mobilidade, especialmente para pessoas que residem em corredores e bairros e que se deslocam de madrugada para irem trabalhar nas empresas”, ressaltou. Os investimentos em iluminação pública serão superiores a R$ 1,8 milhão.

Segundo Hermany, o município tem 23 mil lâmpadas cadastradas. “Nosso objetivo é atingir 100% dessa demanda, como estava no plano de governo da gestão Helena e Elstor [Desbessell]. Até o fim do ano, Santa Cruz do Sul será uma cidade diferente”, garantiu ele. Para agilizar o atendimento na iluminação pública, quatro equipes atuam durante o dia e quatro à noite, no período entre 6h30 e 1h30 da madrugada.

LEIA TAMBÉM: Castramóvel deve ser instalado no Bairro Santa Vitória em cerca de um mês

Publicidade

Ele lembrou ainda dos esforços feitos para a qualificação dos funcionários do setor. “Investimos muito na qualidade funcional dos eletricistas e motoristas, que fizeram um curso especializado para trabalhar com eletricidade.” Além disso, ressaltou que eles dispõem de todos os equipamentos para o trabalho, proporcionando a segurança necessária.

Saiba mais

  • A estrutura
    O Centro de Iluminação Pública tem atualmente cinco caminhões novos, duas caminhonetes e um veículo para o transporte de equipamentos. Nessa sexta-feira, 30, chegou mais um veículo novo para reforçar a frota – uma caminhonete modelo Sprinter Truck. O setor tem 18 funcionários.
  • Contato
    O contato para solicitar serviços relacionados à iluminação pública é o (51) 3713 3622 (mesmo para WhatsApp).
  • Bairros atendidos
    Com relação aos últimos serviços prestados, foram concluídas as substituições de lâmpadas amarelas pelas de LED nos bairros Rauber, Monte Verde e Residencial Viver Bem. O próximo bairro a ser atendido é o Goiás, por meio do projeto ReLuz – Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente. Nessa quinta-feira, 29, no período noturno, as equipes estiveram na Rua José do Patrocínio, do Bairro Senai. A via teve o capeamento asfáltico concluído nesta semana.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.