O prédio do antigo Fórum de Santa Cruz do Sul, na Rua Tenente Coronel Brito, em frente ao Palacinho da Prefeitura, segue fechado, mas há planos de transformá-lo em museu dentro dos quatro anos da atual gestão municipal. A última utilização do imóvel histórico foi em 2019, quando abrigou a Central do Mapa da Cidade. Antes, foi sede da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.
De acordo com o titular da Secretaria de Cultura, Marcelo Corá, inicialmente a ideia é levantar os custos da obra para que o espaço seja reocupado. “O plano da Administração Municipal é baseado nas expectativas da comunidade. O governo elegeu, em cada pasta, projetos e obras principais, que terão fluxo prioritário e reserva de recursos. Um deles é o de Restauração e Revitalização de Bens Históricos, que envolve o prédio do antigo Fórum.”
Corá observa que a edificação inaugurada em 1903 tem importância histórica para o município e colaborou para o crescimento da cidade, sediando primeiramente o Colégio Distrital Santa Cruz; a partir dos anos 1950, o Fórum e, por fim, no início dos anos 2000, a Secretaria de Planejamento.
Publicidade
LEIA MAIS: Prédio do antigo fórum segue fechado no Centro de Santa Cruz
Para que a edificação possa abrigar o Museu Municipal, como são os planos da Secretaria de Cultura, são necessárias reformas estruturais. “O prédio passou por análise do setor de arquitetura da Secretaria de Planejamento em julho de 2017, e ela acabou gerando um laudo técnico que dará embasamento à reforma e à revitalização. A restauração já será feita visando a nova finalidade do prédio, para que possamos adaptar essa reforma ao novo propósito do espaço, que é transformá-lo no Museu Municipal”, frisa Marcelo Corá.
O prédio do antigo Fórum de Santa Cruz integra o patrimônio arquitetônico de Santa Cruz e é tombado como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul desde 2002, sendo avaliado em R$ 1,8 milhão. Para que não seja prejudicado pela ação do tempo, conforme o secretário, o prédio passa, quando necessário, apenas por intervenções pontuais, já que está fechado, sem presença de público.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura decide desocupar prédio da Fazenda
This website uses cookies.