Uma cooperação entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo vai permitir a utilização de mão de obra prisional. O termo firmando a parceria foi assinado na tarde desta quarta-feira, 16, pela prefeita Helena Hermany (Progressistas) e pelo secretário Mauro Hauschild, no Salão Nobre do Palacinho.
O projeto envolve apenados dos regimes aberto e semiaberto do Presídio Regional e do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 8ª Região, em atividades como serviços gerais, carpintaria, construção civil, limpeza e ajardinamento em praças, parques, vias e prédios públicos do município. O termo ainda permite a utilização da mão de obra de apenados do regime fechado, em atividades de costura.
LEIA MAIS: Pacto Pela Paz ganha a adesão de mais parceiros
Publicidade
A iniciativa é uma das ações do Pacto Santa Cruz pela Paz, que será lançado oficialmente no dia 24 de março. A ideia é que os trabalhos comecem em até 60 dias e envolvam, inicialmente, cerca de 20 detentos. “Toda pessoa que está presa, um dia sai e vai voltar a fazer parte da sociedade. Ouço muitas pessoas criticando essa iniciativa, então ainda existe uma caminhada neste sentido. Precisamos que a sociedade entenda que queremos que essas pessoas sejam reinseridas de forma positiva”, destaca a prefeita de Santa Cruz do Sul.
O secretário Mauro Hauschild declarou que a ressocialização dos apenados se dá através de três elementos: saúde, educação e trabalho. “Santa Cruz se torna um espelho para outros municípios da região, se torna exemplo e referência. É preciso superar o preconceito sem abrir mão do cumprimento da pena. A pena deve ser cumprida, mas não em condições indignas”.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.