O líder de governo na Câmara de Santa Cruz, Henrique Hermany (PP), sinalizou nesta segunda-feira, 6, que o Palacinho pode recuar em relação à proposta que aumenta o limite legal de número de servidores. Atualmente, a Lei Orgânica estabelece que o número de servidores municipais não pode exceder a 3,5% do número de eleitores inscritos.
Pela proposta, o limite passaria a ser de 4%. O governo alega que é necessário abrir mais espaços na máquina pública para fazer frente ao crescimento na demanda por serviços públicos em função da escalada populacional dos últimos anos.
LEIA MAIS: Prefeitura quer aumentar limite legal do número de servidores públicos
Publicidade
Na sessão desta segunda-feira, a discussão foi levantada pelo vereador Leonel Garibaldi (Novo), que afirmou que a argumentação do Executivo é insuficiente e apontou risco de uso político dos cargos que seriam criados. “Muito me preocupa aumentar esse limite sem as devidas justificativas. Se tem aumento populacional, tem aumento de eleitores e, por consequência, possibilidade de aumento de número de servidores dentro do que a lei confere”, disse.
LEIA TAMBÉM: Quase 400 servidores aposentados já foram desligados da Prefeitura
Henrique subiu à tribuna logo na sequência e afirmou ter conversado com a prefeita Helena Hermany (PP) para que o assunto seja revisto. Conforme ele, o problema foi criado devido à redução nas terceirizações e porque muitos municipários aposentados que foram desligados acabaram substituídos por servidores com cargas horárias menores. De acordo com Henrique, a sugestão feita é que o governo avalie qual a necessidade de novos servidores e crie esses cargos ao invés de elevar o limite. “Vamos encontrar um meio termo”, falou.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade