Categories: Regional

Prefeitura, ONGs e voluntários promovem ações em defesa da causa animal

Uma ação conjunta entre Prefeitura de Santa Cruz do Sul, ONGs e voluntários defensores da causa animal levou, na tarde deste sábado, uma série de serviços nas áreas de saúde e bem estar social as 922 famílias do Residencial Viver Bem. Desde o início da tarde, filas de moradores aguardavam para vacinar seus pets, em um espaço montado ao lado do Centro de Convivência. Nem mesmo o forte calor impediu os moradores de saírem de casa e participarem das atividades. Antes das 16 horas, as mais de 300 vacinas de anticoncepcionais já haviam se esgotado.

Logo no início da programação representantes das ONGS de proteção palestraram para a comunidade sobre a posse responsável, incluindo orientações quanto à adoção, alimentação, vacinas, banhos, maus tratos, castração e outros aspectos. Além da contracepção para as fêmeas, veterinários voluntários também ministraram vermífugos e antipulgas. Medicamentos e vacinas foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

Estima-se que o residencial Viver Bem abrigue hoje uma população – entre cães e gatos – de mais de 600 animais. “Inicialmente eram 508 cães e esse número já deve ter aumentado em 30%. O Viver Bem é praticamente um bairro novo dentro de Santa Cruz do Sul e não queremos que se torne um problema e sim um exemplo. Por isso, nós voluntários estamos hoje aqui em uma ação coordenada com o poder público municipal e a resposta é tudo isso o que vocês estão vendo”, comemorou Jonéia Ferreira dos Passos, defensora da causa animal e responsável pela mobilização das ONGs.

Ainda na fase de adaptação ao novo bichinho de animação, o pedreiro Torvídio Lopes Rodrigues, 32 anos, morador do condomínio, entrou na fila para vacinar seu pequeno Sheik, um filhotinho de cão. Há cerca de duas semanas ele ganhou o bichinho de três meninas que passavam em frente a sua casa e desde então tem dispensado ao novo habitante todos os cuidados necessários. Após Sheik receber a medicação para vermes, Torvídio ouviu orientações sobre a castração e a necessidade de vacinação contra doenças contagiosas, como a cinomose.

Paralelo à ação voltada aos pets, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma edição do Projeto Saúde em Ação. A feira levou para o condomínio uma série de serviços da rede de atenção básica, como NASF, Bem-Me-Quer, Planejamento Familiar, Saúde Bucal, Farmácia Municipal, Tuberculose, Hepatites e HIV e Redutores de Danos. Além das informações prestadas pelos profissionais, a população teve a oportunidade de verificar pressão arterial. As crianças ganharam escovas de dente e aprenderam como cuidar melhor da boca e dos dentes. Também mais de mil preservativos foram distribuídos na ocasião.

Publicidade

Satisfeito com a aceitação dos moradores, o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, afirmou que o projeto piloto será levado para outros bairros da cidade e que a união entre a prefeitura, ONGS e voluntários só potencializa os resultados da iniciativa.“Essa é uma parceria inédita que vamos levar adiante. A saúde dos animais reflete diretamente nos indicadores de saúde pública. O cuidados com os animais e o controle de zoonoses são fundamentais para que as pessoas também fiquem livres de doenças e vivam com saúde e dignidade”.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.