Santa Cruz do Sul

Prefeitura notifica administradora do Parque da Cruz e avalia medidas

O Parque da Cruz, ponto turístico icônico de Santa Cruz do Sul, conhecido por oferecer uma vista privilegiada do pôr do sol, encontra-se atualmente em estado precário, no Bairro Monte Verde, com sinais visíveis de abandono e vegetação alta. A situação foi revelada pela matéria “Parque da Cruz sofre com abandono após promessas não cumpridas”, publicada na Gazeta do Sul deste fim de semana, dias 12 e 13 de abril.

A Prefeitura de Santa Cruz foi questionada sobre o caso. Em nota enviada na sexta-feira, 11, e que consta na matéria original, o Executivo lembrou que o contrato de concessão do Parque foi assinado com a vencedora da licitação em 26 de fevereiro de 2024. “Neste ano, ao tomar conhecimento da situação em que o local se encontra, e considerando que a empresa não cumpriu com suas obrigações contratuais, a Secretaria Municipal de Turismo notificou a concessionária em duas ocasiões.” A concessão do Parque da Cruz está sob responsabilidade da empresa Grupo Kátia Hermes Eventos & Serviços.

LEIA MAIS: Parque da Cruz sofre com abandono após promessas não cumpridas; veja situação atual

Publicidade

Além das notificações, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) informou que está avaliando medidas legais a serem adotadas. Em relação à iluminação — outro ponto que tem gerado críticas por parte da população — a prefeitura esclareceu: “Quanto à instalação da nova iluminação da Cruz, a empresa solicitou adiamento devido à dificuldade na aquisição de materiais. O processo de instalação de lâmpadas de LED e projetores deve ter início na próxima semana.”

Questionada pela Gazeta sobre a situação, a responsável pela administração do local, empresária Kátia Hermes, do Grupo Kátia Hermes Eventos & Serviços, disse que não seria possível atender a reportagem devido ao volume de compromissos relacionados à agenda. Após o contato da Gazeta e a visita da coordenação da Caminhada da Paixão de Cristo, ao longo da última semana, a concessionária deu início a roçadas na parte alta do Parque da Cruz, na quarta-feira, 9.

Termos do contrato

Confira alguns tópicos do documento assinado pela Prefeitura de Santa Cruz e pelo grupo Kátia Hermes, no fim de fevereiro de 2024.

Publicidade

  • A Concessionária será responsável pela sua manutenção, limpeza e conservação, incluindo cortes de grama, podas de árvores e roçadas de vegetação. Quando necessário, benfeitorias deverão ser realizadas como: pintura do prédio principal, da Cruz, da guarita, dos banheiros externos, portões, meio-fio.
  • Arcar com todas as despesas relativas ao uso, reformas, modernização, administração, manutenção e conservação do Complexo do Parque da Santa Cruz, incluindo os gastos com o funcionamento e gerenciamento do prédio principal e exploração do complexo turístico/cultural como: eventos gastronômicos, culturais, turísticos, artísticos, sociais, religiosos e de entretenimento.
  • Deverá manter todo o complexo do Parque da Santa Cruz, inclusive as edificações, objeto do Edital, em perfeitas condições de higiene e limpeza, zelando para que o local de frequência do público mantenha caráter familiar, sob pena de autuação.
  • A Concessionária deverá zelar pelo espaço verde, conservando-o e mantendo-o em condições, sem agredir o seu estado natural e obedecendo às normas estabelecidas.

LEIA MAIS DE SANTA CRUZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais