ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Prefeitura monitora situação das tipuanas no Túnel Verde

Em virtude do período de pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMASS) de Santa Cruz do Sul está monitorando a necessidade de realizar novas intervenções para manutenção das tipuanas no Túnel Verde, um dos principais patrimônios naturais do município. Desde 2018, as árvores foram alvo de diversas ações de manejo para remoção de galhos secos e com risco de queda. A Prefeitura realiza o planejamento das atividades que serão executadas também em função das obras de revitalização e ampliação do calçadão da Rua Marechal Floriano, no Centro.

O projeto se chama “Programa de manutenção e preservação das tipuanas Tipuana tipu (Benth.) Kuntze que formam o Túnel Verde no Município de Santa Cruz do Sul.” O trabalho no local envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Transportes e Serviços Urbanos e de Comunicação e busca atender aos preceitos do desenvolvimento sustentável. O programa também segue o Plano Diretor de Arborização, que estabelece normas de manejo, proteção, conservação das formações vegetais, arborização e procedimentos para supressão, transplante ou podas de espécimes vegetais no município.

Publicidade

LEIA MAIS: Por que as tipuanas do Túnel Verde estão sendo cortadas

Publicidade


Na primeira fase do trabalho, no período de maio de 2018 a março de 2019, as tipuanas que formam o Túnel Verde foram contabilizadas, numeradas e avaliadas. Após, foram realizadas atividades de manejo que incluíram podas de limpeza e de segurança, supressões de exemplares sem condições de recuperação e dendrocirurgia (tratamento de ocos). O trabalho foi acompanhado por uma bióloga e uma engenheira florestal, que elaboraram um relatório técnico.

LEIA MAIS: Hora de discutir o futuro do Túnel Verde

Publicidade

Até agora, as atividades incluem 68 vistorias específicas, 18 reuniões com técnicos das secretarias envolvidas no programa, 18 ações de manejo realizadas aos domingos, a supressão de sete árvores e inúmeras podas de segurança e limpeza. A equipe ainda realizou a tabulação dos dados, confecção de relatórios, documentos e folder, além de atendimentos presenciais e por telefone.

Publicidade

O programa teve continuidade a partir de julho de 2019 e as atividades seguem em 2020.

LEIA TAMBÉM: Saiba quando vão começar as obras do calçadão da Floriano

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta