As obras de construção do calçadão da Rua Marechal Floriano, que começaram em junho, estão dentro do cronograma e devem estar prontas em março de 2021. A intervenção, que ocorre por quadras, iniciou entre as ruas Tiradentes e 7 de Setembro. No trecho, já foi retirado o calçamento e realizados os serviços de drenagem, com escavação de vala, colocação de tubos de concreto, reaterro de valas e execução de caixas em pedra grês.
Na sequência, serão feitos os serviços de pavimentação, com escavação da via, assentamento da base em brita graduada e compactação. O fluxo de veículos já está liberado. Em paralelo, na quadra entre a 28 de Setembro e a Borges de Medeiros, ocorre a remoção parcial do pavimento e serviços de drenagem. O trânsito está em meia pista.
LEIA TAMBÉM: Desvios no trânsito de Santa Cruz exigem atenção dos motoristas
Publicidade
Os trabalhos que vão contemplar a revitalização e a ampliação do trecho entre a esquina da Marechal Floriano com a Ramiro Barcelos até a Galvão Costa, junto ao Monumento do Imigrante, seguem uma tendência mundial de humanização de espaços públicos.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Daniel Feuerharmel, explica que as intervenções serão realizadas em 764 metros lineares. “Serão aproximadamente 290 metros de revitalização do existente e 474 metros na ampliação de novas quadras”, disse. O calçadão terá 9.330 metros quadrados de canteiros novos e 5.978 metros quadrados de pavimentação da via.
LEIA MAIS: Calçadão de Santa Cruz deve ser concluído em março de 2021
Publicidade
Um pergolado em madeira ficará na quadra da Praça da Bandeira, com assentos e iluminação. Já os 165 bancos e as 90 floreiras, assim como os 66 arcos, serão distribuídos ao longo das cinco quadras. A iluminação será em LED RGB, que possibilita a alteração das cores de acordo com as comemorações, semelhante ao instalado em Gramado, na Serra. Os canteiros para as árvores terão 2,8 metros de largura, projetados para dar espaço às raízes. Em alguns canteiros haverá decks com bancos e floreiras e, nas esquinas, canteiros com jardim.
O estacionamento será alterado, com redução na mesma proporção do alargamento dos canteiros. Haverá vagas somente para carga e descarga, embarque e desembarque e as especiais, como as de acessibilidade a cadeirantes e idosos. As rampas também ficarão mais amplas. A obra, orçada em R$ 4,1 milhões, conta com recursos do Badesul, mais contrapartida da Prefeitura. A empresa responsável pela execução do projeto é a Progetto Sul, de Lajeado, vencedora da licitação.
LEIA TAMBÉM: Tempo seco colabora com as obras do novo calçadão
Publicidade
This website uses cookies.