Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Prefeitura lança programa ocupacional que prepara jovens para o mercado de trabalho

Foi realizado no Campo Municipal do Bom Jesus, na tarde dessa quinta-feira, 18, o ato de encerramento da programação municipal alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado anualmente em 18 de maio. O evento foi marcado pelo lançamento do programa TransformAção – vinculado ao Pacto pela Paz -, que oferecerá oficinas educativas para que adolescentes desenvolvam habilidades e tenham mais facilidade de inserção profissional.

Pelo TransformAção, serão ofertadas cerca de 200 vagas para aulas de dança, grafite, mídias sociais, inglês e acesso ao mercado de trabalho. As oficinas serão realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Beatriz, Integrar e Central, em parceria com as escolas municipais Dr. Guilherme Hildebrand, José Ferrugem, Frederico Assmann e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Bairro Margarida. Todas elas serão destinadas a adolescentes de 14 a 18 anos. A de inglês, de forma especial, atenderá ainda alunos que têm entre nove e 13 anos. A previsão de início é o dia 29 de maio.

LEIA MAIS: Mercado de trabalho: as 10 áreas com mais oportunidades de emprego no Brasil

Publicidade

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, as temáticas das oficinas surgiram de uma demanda levantada com os próprios usuários dos serviços de assistência social do Município, que são o público-alvo do TransformAção. Ao explicar o programa, durante o ato de lançamento, a secretária observou que iniciativas como esta ajudam a evitar que jovens com futuro promissor sejam aliciados pelo crime. “Acreditamos muito nas ações de educação e prevenção, que tiram crianças e adolescentes da rua oferecendo atividades que incentivem o desenvolvimento pessoal de forma saudável”, destacou.

A prefeita Helena Hermany afirmou que o programa vem com o objetivo de oportunizar espaços de transformação sociocultural, ao despertar nos participantes habilidades artísticas, comportamentais e interesse para a formação profissional. “Quando tem toda essa rede de proteção, desde o nascimento até a inclusão para o mercado de trabalho, é muito mais difícil a pessoa não ir pelo caminho certo, pelo caminho do bem”, assegurou Helena, ao avaliar que a prevenção é a forma mais eficaz de coibir a exploração de crianças e adolescentes.

LEIA MAIS: Pessoas em busca de emprego já podem se cadastrar no programa Santa Cruz Qualifica; saiba como

Publicidade

Instituídas pela Lei Federal 9970/00, as mobilizações do 18 de maio têm como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, que associa a necessidade de cuidado e proteção. A chamada “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, usada em atividades desenvolvidas por todo o país, visa a convocar a sociedade para assumir a responsabilidade pela causa. No final do evento, alunos dos Serviços de Convivência dos bairros Schultz, Bom Jesus e Santuário e o grupo de idosos Superação criaram um mosaico no meio do Campo, em referência à campanha nacional, como forma de encerrar as atividades que marcaram a data em Santa Cruz do Sul.

Também participaram do ato a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Bruna Molz; o secretário municipal de Agricultura, Décio Hochscheidt; o vereador Professor Cléber; além de representantes da Polícia Civil, coordenadores de Cras, lideranças que atuam em órgãos vinculados à defesa de crianças e adolescentes, participantes dos programas de assistência social do Município e integrantes da comunidade.

LEIA TAMBÉM: Unidades de saúde realizam ações sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes

Publicidade

Outras ações desenvolvidas no Município para conscientizar sobre o 18 de maio:

  • Encontro de sensibilização com integrantes do Programa Família Acolhedora, que estão em processo de habilitação para acolher crianças e adolescentes;
  • Entrega de material informativo e orientações aos usuários do Cadastro Único;
  • Blitz educativa em frente à faixa de segurança do Centro Integrado;
  • Ações de sensibilização do Cras Central na cozinha comunitária no Bairro Margarida e pontos de entrega nos Bairros Rauber e Progresso, Escritório da Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), Coordenadoria da Mulher, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi) e Guarda Municipal;
  • Caminhada do Cras Beatriz no Bairro Santa Vitória com a participação do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos Beatriz, Viver Bem e Beckenkamp;
  • Roda de conversa com as famílias do serviço de proteção e atendimento integral a famílias que estão em acompanhamento no Cras em parceria com o Creas;
  • Confecção de um jardim em frente ao Cras Integrar com a participação do grupo de idosos.

LEIA TAMBÉM: Um em cada sete adolescentes já sofreu algum tipo de violência sexual, aponta IBGE

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.