A Secretaria Municipal de Saúde lançou nesta terça-feira, 29, o primeiro Guia dos Serviços de Saúde de Santa Cruz do Sul. A publicação, em cores, traz em suas 20 páginas, além de fotografias, a descrição das atividades e locais de atendimento disponíveis à população através do Sistema Único de Saúde.
Em formato brochura, tamanho 15 centímentos por 21 centímetros, o guia pode ser transportado dentro da bolsa. A ideia é que o usuário tenha o material sempre a mão para consulta em caso de necessidade. Através dele é possível conhecer detalhadamente toda a rede pública de atenção básica e especializada, em que consiste cada serviço ofertado, como acessar, quais os horários de atendimento, endereço e telefone.
Nesta primeira leva, foram impressos 50 mil exemplares e a distribuição será realizada pelas agentes de saúde, durante as visitas domiciliares. Além de ser uma importante fonte de informações para o cidadão, o Guia dos Serviços de Saúde foi pensado para facilitar a vida dos usuários e, de forma criativa, traz no verso da capa, uma espécie de bolso para guardar o Cartão SUS, documento que garante o atendimento nos órgãos do município.
Publicidade
Nos próximos dias a publicação estará disponível no site da prefeitura pelo endereço www.santacruz.rs.gov.br. O material é de fácil consulta, vem com sumário e responde as dúvidas mais comuns de quem acessa a rede de saúde pública. É possível encontrar respostas simples para questões como quando procurar um Pronto-Atendimento, o que é preciso para retirar medicamentos na Farmácia Municipal, como fazer o Cartão SUS, onde ficam os postos de saúde, como acionar o Samu, entre outras.
Durante o ato de lançamento, que contou com a participação de funcionários da secretaria, o titular da pasta, Henrique Hermany, explicou que a ideia de elaborar um guia partiu de demandas relatadas pela Ouvidoria de Saúde. “Muitos pedidos que chegavam eram simples falta de informação, a pessoa não sabia algum endereço ou não tinha ideia de como obter atendimento. Com estas orientações organizadas em um guia vai ficar mais fácil acessar os serviços disponíveis na rede pública”, disse.
Publicidade
This website uses cookies.