A Prefeitura de Venâncio Aires já recebe doações que serão destinadas às mais de 500 famílias afetadas pelas chuvas, vendavais e granizo no município. A iniciativa foi lançada pelo prefeito Airton Artus na tarde desta quinta-feira, 15. Os donativos podem ser entregues na Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, na rua General Osório. Os materiais cedidos também podem ser buscados nas casas dos doadores, mediante agendamento através do telefone 3983-1030.
A campanha busca arrecadar alimentos não perecíveis, água, material de higiene e limpeza, colchões, roupas, lonas e telhas. A rede de solidariedade ainda mobiliza clubes de serviço e terá sua divulgação intensificada nesta sexta-feira, 16, em partida da Assoeva no Ginásio Poliesportivo, pelas quartas de final da Liga Nacional de Futsal, com transmissão televisiva para todo o país. Na ocasião, os atletas do time venâncio-airense entrarão em quadra com uma faixa alusiva à campanha.
Os prejuízos causados pelas intempéries, que retornaram com força nesta semana, ainda são contabilizados pela Prefeitura, que decretou situação de emergência no município. Segundo levantamento da Emater-RS/Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura e Afubra, os prejuízos nas lavouras superam os R$ 7,7 milhões, sobretudo por causa de alagamentos e chuva de granizo. Nesta semana, ao menos 16 casas foram destelhadas pelo vendaval. A escola João Cândido de Moura, em Linha Marmeleiro, que estava de feriadão nesta quinta e sexta-feira, também teve seu telhado destruído pelo granizo. A cobertura do prédio será consertada emergencialmente e as aulas devem ser retomadas na próxima semana, sem alteração no calendário escolar.
Publicidade
Conforme dados do Cemaden, a chuva acumulada em 24 horas entre esta quarta-feira, 14, e quinta-feira, foi de 77 milímetros no centro da cidade. A precipitação ocasionou o fechamento parcial da rua Pedro Grünhauser, no bairro União, bem como prejuízos nas estradas em praticamente todas as estradas do interior.