ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Prefeitura lança campanha em busca de 90% de cobertura vacinal

A Secretaria de Saúde de Candelária lançou, nessa segunda-feira, 9, uma campanha de conscientização para a população local: pessoas entre 25 e 49 anos, que não tenham feito a primeira dose contra a Covid-19, é hora de se vacinar! Mais que isso, a publicação, divulgada nas redes sociais do Poder Executivo, convoca aqueles que têm entre 18 e 21 anos para “pressionar” os conhecidos inclusos naquela faixa etária para que a cobertura chegue a 90% e a campanha possa ser ampliada, abrangendo também os mais novos.

Conforme a secretária de Saúde do município, Grazieli Priebe, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, a orientação da Secretaria Estadual de Saúde é para que se tenha cuidado ao ampliar o público, baixando a faixa etária. Nesta terça-feira, 10, em entrevista ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta 107,9, ela explicou que o ideal é alcançar um percentual mínimo em cada grupo antes de avançar para o seguinte. “A ideia é que quanto maior a cobertura em cada faixa etária, maior a cobertura de rebanho. Isto é, maior a chance de a população estar, de fato, imunizada contra a Covid-19”, comentou.

Publicidade

LEIA MAIS: Candelária registra sexto caso de novo coronavírus

Publicidade

O chamamento está acontecendo porque, segundo Grazieli, foi verificado que entre o público de 25 e 49 anos, a cobertura está abaixo de 70%. “Muitas pessoas ainda não buscaram. Se a gente continuar baixando até chegar aos 18 anos, a secretaria estadual vai nos questionar se o município realmente precisa de mais primeiras doses”, disse, indicando que, conforme levantamento, 2.966 pessoas de 25 a 49 anos ainda não foram vacinadas. “Queremos chamar a atenção dessas pessoas”, afirmou.

A meta de vacinar pelo menos 90% das pessoas em cada faixa etária, conforme a secretária, vem da experiência com outras campanhas de vacinação, como a contra a Influenza. “Sabemos que uma boa cobertura é aquela que alcança, no mínimo, 90%. Talvez tenham grupos que não cheguem, mas, se chega perto, já podemos seguir em frente”, explicou. Segundo Grazieli, esse também é um jeito de avaliar o andamento da campanha e ter certeza de que terá a eficácia desejada.

Efeitos da vacinação

Publicidade

A secretária de Saúde, Grazieli Priebe, disse que a campanha lançada nas redes sociais surtiu efeito, principalmente entre os mais jovens, que ainda não tiveram acesso à vacina. “Falem com a mãe, o irmão, o pai. Tem primeiras doses disponíveis, amanhã vamos receber mais. Venham se vacinar”, pontuou. Para Candelária, está prevista a chegada de mais 416 imunizantes, da Pfizer e da Coronavac. Atualmente, Candelária está vacinando pessoas de 22 anos ou mais, na Casa de Cultura e nos postos de saúde do município.

Publicidade

LEIA MAIS: Candelária registra primeira morte por Covid-19

Conforme relatou, já é possível notar os efeitos positivos da vacina no município. Segundo ela, houve redução no número de casos. “Temos só dois pacientes positivos internados”, contou. Apesar disso, ela destaca que o município não pode ser considerado livre do coronavírus. “A nossa única arma é a vacinação. Por isso, a gente clama à população: vá fazer a vacina!”, argumentou.

Publicidade

Grazieli lembrou, ainda, da necessidade de completar o esquema vacinal. Segundo ela, há muitas pessoas com a segunda dose atrasada. “Só com esquema vacinal completo diminui as chances de pegar e deixa os sintomas mais leves”, disse. Ela também enfatizou que as pessoas, mesmo as vacinadas, não podem deixar de lado o uso da máscara e os protocolos de higiene e distanciamento social.

Publicidade

LEIA MAIS: Candelária tem primeiro caso confirmado de Covid-19

Publicidade

© 2021 Gazeta