A Secretaria Municipal da Cultura instalou na tarde dessa quarta-feira, 31, a terceira geloteca de Santa Cruz do Sul. Trata-se de uma geladeira que foi modificada e transformada em uma espécie de armário para livros. O equipamento está posicionado em frente ao Centro Social Marista Boa Esperança, na Rua Guilherme Keber, no Bairro Santa Vitória, e pode ser usufruído por toda a comunidade tanto para a retirada como para a doação de livros. As demais gelotecas estão no Centro e também em Linha Santa Cruz.
De acordo com o titular da pasta, Marcelo Corá, é uma iniciativa simples tanto na execução como no funcionamento, mas consegue ter um alcance longo e muito importante. Como exemplo, citou as estruturas existentes no Centro, na Praça da Cultura e em Linha Santa Cruz, em frente à subprefeitura. “É um projeto orgânico, que funciona sozinho, e atrai desde crianças muito pequenas até os idosos; desde pessoas simples até outras com mais condições, todas com o intuito de compartilhar conhecimento.”
LEIA TAMBÉM: Concurso de fantasias: tudo o que você precisa saber para participar
Publicidade
Corá lembrou que todas as gelotecas ficam em locais estratégicos, perto de pontos de apoio, com o objetivo de garantir a manutenção adequada e a segurança. Pediu ainda a colaboração da população com a doação de geladeiras desativadas, mas em bom estado geral de conservação, que possam ser modificadas. Quem tiver interesse em doar pode entrar em contato com a secretaria por meio do telefone (51) 3717 3674.
Diante de uma plateia de crianças que fazem o turno inverno ao escolar no Centro Social Marista Boa Esperança, a prefeita Helena Hermany ressaltou a importância da leitura para a formação intelectual, profissional e pessoal. “Tenho certeza que essa geloteca vai contribuir para o desenvolvimento de vocês. Ela incentiva a troca, a convivência e também o conhecimento, que é uma coisa que ninguém pode tirar de vocês.”
Para todos
A coordenadora pedagógica da instituição, Taís Morgana dos Santos, enfatizou que a geloteca não servirá apenas para as crianças, mas a todos os moradores do Bairro Santa Vitória. “Agradecemos a parceria, o apoio e podem sempre contar conosco para fazer essa ideia dar certo.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires se prepara para receber desfiles de Carnaval
O subprefeito de Linha Santa Cruz, João Cassepp, relatou o êxito da iniciativa na localidade. “No mesmo dia da instalação tinha muitas crianças colocando jogos, livros e gibis, tudo isso em uma avenida muito movimentada. Foi um sucesso desde o começo.”
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙