A aquisição de novos contêineres para coleta de lixo vai beneficiar agora também os moradores do Residencial Viver Bem. O Bairro Santa Vitória é o primeiro, fora da área central, a contar com os coletores. A instalação dos equipamentos – serão 20 no total – , pela empresa Conesul Soluções Ambientais e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, teve início na manhã desta quinta-feira, 24, e até o final do dia a operação deve estar concluída.
Conforme o secretário da pasta, Raul Fritsch, até que os moradores se habituem aos equipamentos, os dois sistemas de coleta, o de contêineres e o tradicional, estarão coexistindo dentro do residencial. E as antigas lixeiras não serão retiradas, mas passarão a ser utilizadas somente para descarte de materiais recicláveis.
As ruas Primavera e Erva Mate receberão, cada uma, cinco contêineres, as ruas Alecrim e Timbó receberão dois, cada, e as ruas Alfazema e Abrelino Pedrozo ganharão três cada uma. Moradora da Rua Primavera, Jaqueline Aguirre, 39 anos, estava satisfeita com a chegada do caminhão que vinha trazendo os novos coletores. O primeiro foi instalado quase em frente a sua residência. Com o saquinho de lixo na mão, ela se apressou para um pequeno ato de inauguração.
Publicidade
Ampliação do sistema
Passado o feriado de Páscoa, novidades também vão atingir o sistema de conteinerização na área central da cidade, dois anos após a sua implantação. A prefeitura vai agora ampliar a área coberta pelos equipamentos, incluindo novos logradouros.
Cerca de 25 equipamentos – dos 300 existentes – estão subutilizados e serão realocados para locais que ainda não contam com o sistema. Parte das ruas Capitão Fernando Tatch, Castro Alves e São José serão atendidas. De acordo com o secretário, além de ampliar a cobertura do serviço na área urbana, o município fará uma economia considerável.
Publicidade
Nos locais onde a coleta ainda ocorre de forma tradicional, com caminhão, o valor pago pela prefeitura é estabelecido conforme o peso do material recolhido. Com a mudança em alguns pontos, a prefeitura não terá mais essa despesa. A estimativa com a redistribuição, segundo o secretário, é de uma economia anual de R$ 60 mil para os cofres municipais. ”Esta ação é importante porque além de ampliar o sistema de coleta com contêineres, a iniciativa vai gerar uma significativa economia para o município, uma vez que deixa de ser feito o recolhimento tradicional e melhora muito a limpeza da cidade e consequentemente a qualidade de vida para a população”, destacou.
This website uses cookies.