Poucos dias após a publicação do decreto que regulamenta a fiscalização da poluição sonora no município de Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMASS) realizou a primeira blitz educativa em estabelecimentos locais. A ação ocorreu na noite dessa quinta-feira, 14, e envolveu fiscais de Meio Ambiente, de Fazenda e de trânsito, acompanhados da Guarda Municipal.
Foram alvo da fiscalização a Galeria Boulevard e o Posto do Imigrante, na Rua Galvão Costa; o Posto do Galo e o Boteco Frei Caneca, na Rua Gaspar Silveira Martins; a Confraria Bar e Choperia, na Avenida do Imigrante; o Posto do Gordo na Marechal Deodoro; o Posto 1, na Rua Carlos Trein Filho; e a Legend Music e Bar, na Rua Borges de Medeiros.
Em cada um dos oito locais visitados foram efetuadas dez medições usando o decibelímetro, em intervalos de cinco segundos cada. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vanir Ramos de Azevedo, a intenção da força-tarefa foi caracterizar as emissões de poluição sonora e aperfeiçoar o método de avaliação. Não houve autuação, apenas orientação quanto aos níveis de som legalmente permitidos.
Publicidade
Na mesma ação, fiscais da Fazenda conferiram a documentação de cada estabelecimento. Apenas um não tinha o alvará de funcionamento no local, mas foi notificado para apresentar o documento dentro de sete dias. Também os ficais de trânsito – embora não tenha sido este o foco da força-tarefa – pararam alguns motoristas para conferir documentos.