A Prefeitura de Santa Cruz do Sul implantou nesta segunda-feira, 10, o Comitê Municipal de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika. O novo órgão será responsável por acompanhar e avaliar ações realizadas contra o mosquito Aedes aegypti no município, como prevenção, promoção e controle. As reuniões do comitê serão mensais, sempre na penúltima terça-feira do mês.
“Os últimos números relacionados à dengue foram alarmantes. É uma questão de saúde pública. A comunidade precisa estar atenta, para evitar o acúmulo de água”, disse o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior. O coordenador do Departamento Municipal de Ações de Combate à Dengue, David Nobrega, acredita que será possível ampliar o monitoramento. “Faremos ações permanentes de combate e vamos sensibilizar a comunidade para eliminar possíveis criadouros”, afirmou. Em 2017, foram registrados 198 focos. Neste ano, já foram descobertos 251.
Vigilância Sanitária, secretarias municipais, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Hospital Santa Cruz, Hospital Ana Nery, Hospital Monte Alverne, Câmara de Vereadores, 7º Batalhão de Infantaria Blindado e associações de moradores estão integrados na iniciativa, principalmente para a realização de mutirões de limpeza, com prioridade nos bairros de maior focos do mosquito, como Centro e Bom Jesus. Na próxima terça-feira, 18, agentes de endemia farão um mutirão no distrito de Monte Alverne, com visitas domiciliares para passar orientações e distribuir material informativo.
Publicidade
This website uses cookies.