O último ano do governo Airton Artus (PDT) promete ser de muitas obras de infraestrutura na cidade e também no interior. Enquanto seguem pavimentações do PAC em sete bairros, canalizações da Corsan no centro, asfalto no interior e a pavimentação das ruas centrais, a Administração Municipal se habilita para novo financiamento. O objetivo é buscar junto ao programa BRDE Municípios o valor de R$ 5 milhões para pavimentar três trechos no interior de Venâncio Aires, além de duas finalizações de rua no bairro Santa Tecla.
Em reunião entre o prefeito Airton Artus e secretários municipais, ficaram definidos detalhes do projeto que será inscrito pelo Município no início da próxima semana. Ao todo estão previstos 4,4 quilômetros de novas pavimentações em Centro Linha Brasil, Linha Teresinha, Linha Olavo Bilac, Rua Barão do Triunfo e Voluntários da Pátria. O objetivo de Airton Artus é levar a pavimentação aos centros urbanos dos distritos que ainda não tem asfalto; contemplar o trecho de Grão-Pará até a entrada do PTG Machry, além de dois trechos de finalização de ruas.
O programa BRDE Municípios foi lançado no final do mês de outubro pelo Governo do Estado. Ao todo serão destinados R$ 150 milhões até 2018 aos municípios que se habilitarem. Como a contratação dos financiamentos estará condicionada às autorizações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), à verificação da capacidade de endividamento de cada município e ao atendimento das normas vigentes, a Administração de Venâncio Aires acredita que serão poucos os municípios aptos a contratar o recurso. “Temos que correr contra o tempo, pois apesar das exigências que excluem alguns municípios, temos que sair na frente e ser um dos primeiros a cadastrar o projeto”, cobrou o prefeito da sua equipe.
Publicidade
Após a habilitação do projeto junto ao BRDE, a Administração Municipal espera aprovação de crédito no início do próximo ano, iniciando assim a licitação para obra ainda no primeiro semestre.