Bonita por natureza, a Rua Marechal Floriano irá ganhar uma atenção especial da Prefeitura a partir dos próximos dias. A principal via de Santa Cruz do Sul, considerada uma das mais belas do Estado, contará com a revitalização do calçadão a partir da quadra de esquina com a Rua Ramiro Barcelos, onde fica a Catedral São João Batista, até a Galvão Costa, junto do Monumento ao Imigrante. O valor estimado da obra é de R$ 4.152.035,66, com recursos do Badesul, via Programa POE/ Pimes, e contrapartida da Prefeitura.
LEIA MAIS: Revitalização do calçadão da Floriano deve estar concluída em oito meses
Conforme o cronograma, a obra será executada por etapas, quadra por quadra. Embora seja considerada uma intervenção de grande porte, a ideia é fazer todo o possível para minimizar os transtornos à população, uma vez que a Rua Marechal Floriano concentra clubes, escolas, bares, restaurantes, estabelecimentos de comércio e serviços.
Publicidade
“Haverá a necessidade de bloqueio total das quadras em alguns momentos, mas vamos ser sensíveis com a população e os lojistas para causar o menor transtorno possível, principalmente em datas especiais para o comércio”, disse o engenheiro civil e secretário interino de Planejamento, Orçamento e Gestão, Daniel Feuerharmel.
Ele confirmou que as vagas para automóveis na Marechal Floriano devem ser reduzidas com a revitalização da via. “Vamos alargar os espaços das tipuanas, propiciando que elas se desenvolvam melhor nos canteiros. Consequentemente, irá diminuir os espaços de estacionamento.”
Ainda de acordo com Feuerharmel, no projeto ainda consta a necessidade de substituição de duas tipuanas que já estariam comprometidas. “Também serão replantadas novas em alguns pontos”, salientou
Publicidade
Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, quando a obra estiver concluída, o panorama do Centro de Santa Cruz ganhará ares de modernidade, com resultados perceptíveis na circulação das pessoas.
Para que não haja nenhum dano às tipuanas, as obras terão acompanhamento permanente da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. Já a pasta de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana vai ficar responsável pelas intervenções no trânsito, como as interrupções no fluxo que deverão ocorrer com o andamento dos trabalhos.
O calçamento vai ser assentado com pedra de basalto serrado. Os canteiros, projetados para dar mais espaço às raízes, serão contínuos, com 2,80 metros de largura. Hoje, em vários trechos da Floriano é possível ver os desníveis no calçamento por causa da movimentação das raízes. A construção de um novo passeio vai corrigir esse problema, que é considerado um transtorno para os pedestres.
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: Condições da Floriano geram queixas de pedestres e motoristas
Além da amplitude do novo passeio, o local vai receber bancos e floreiras, instalados no meio da calçada e não perto do fluxo de veículos, conforme previa o projeto anterior. Também um amplo pergolado em madeira, com assentos e iluminação, será instalado na quadra da Praça da Bandeira.
No tocante à iluminação, novidades também estão por vir. Serão instalados postes galvanizados com luminárias em led. Os novos arcos metálicos terão cordas com lâmpadas coloridas, que poderão variar de acordo com a temática escolhida para cada evento ou festividade da cidade.
Publicidade
A pavimentação ao longo de todo o trecho em obras também vai mudar, com a substituição dos antigos paralelepípedos por bloquetes intertravados. As rampas de acesso ficarão mais amplas, proporcionando mais conforto para quem as utiliza. No primeiro trecho está prevista ainda a utilização da rede de drenagem existente, com substituição das bocas de lobo, e nas quadras entre a 28 de Setembro e Galvão Costa, a execução de uma nova rede de drenagem pluvial.
LEIA TAMBÉM: Um chafariz no coração de Santa Cruz do Sul
Publicidade