A Prefeitura formalizou nesta terça-feira, dia 10, com a entrega da escritura pública, a doação de um imóvel para construção do Centro Integrado de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Sul (Cidesc). O terreno, onde seria erguido o extinto Centro Administrativo, juntamente com as benfeitorias nele existentes, foi repassado para a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), que terá o prazo de cinco anos para concluir a edificação.
O Cidesc contará com estruturas de entidades promotoras do desenvolvimento do município, órgãos vinculados à Administração Municipal, empresas e instituições, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico de Santa Cruz do Sul. Espaços também serão destinados para restaurantes, cafeterias, mini auditórios e salas de uso compartilhado para cursos, treinamentos e reuniões. O projeto inicial do prédio, com oito andares, será mantido, porém sofrerá modificações em sua estrutura interna. A obra deverá ter início até o final do segundo semestre e o custo é estimado em carca de R$ 15 milhões.
Como ressarcimento pelos recursos investidos no prédio em construção, na esquina das ruas Oscar Jost e 28 de Outubro, o município receberá uma área de 1,2 mil metros quadrados, destinada a instalação de órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Escritório Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor (Edecon) e Banco do Povo.
Publicidade
Para o prefeito Telmo Kirst o futuro centro será um espaço para congregar as entidades empresariais e fomentar grandes projetos para o desenvolvimento do município. A própria localização, segundo ele, é um aspecto favorável, por tratar-se de um local central e de fácil acesso, ao lado do Parque da Oktoberfest, palco de eventos realizados em parceria com as próprias entidades que ocuparão a estrutura.
Ao se pronunciar o presidente da Assemp, Flávio Bender, disse que a construção de um centro empresarial é um anseio antigo dos empreendedores e que a concentração de diversas entidades em um ambiente moderno e bem localizado, ampliará a cooperação entre os agentes de desenvolvimento econômico e social do Município, favorecendo as relações também com outros segmentos da sociedade, e permitindo maior agilidade, qualidade e eficácia nos serviços prestados.
Publicidade