Nos dois últimos anos, a estiagem trouxe inúmeros prejuízos a Vera Cruz, tanto no interior quanto na área urbana. Foi preciso que moradores de diversos pontos economizassem água e encontrassem alternativas criativas para não ficar sem abastecimento. Pensando no consumo cada vez maior, em razão do desenvolvimento habitacional e industrial do município, o Poder Executivo trabalha para viabilizar a construção de uma barragem.
Na manhã desta quinta-feira, 22, o prefeito Gilson Becker, o coordenador do Serviço Municipal de Água de Esgoto (Semae), Ivan Rodrigues e o dirigente de Planejamento Urbano, engenheiro Ismael Boesel, estiveram reunidos com o engenheiro Luiz Carlos Klüsener, de Santa Maria, para apresentação da análise de relatório de viabilidade técnica e projeto básico de barragem para acumulação de água para reforço de manancial em períodos de estiagem.
LEIA MAIS: Programa de incentivo à preservação das águas é renovado
Publicidade
Klüsener tem grande experiência na área, tendo inclusive projetado o sistema de abastecimento e a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vera Cruz. O estudo técnico, elaborado de forma gratuita para o município, é um levantamento inicial para embasar o projeto de engenharia e averiguar a melhor localização para instalar a barragem.
Conforme o prefeito, esse é um investimento para garantir o futuro do abastecimento de Vera Cruz. “Fizemos algumas pequenas obras que resolveram em parte os problemas de falta de água nos períodos de menor precipitação e maior consumo, mas a barragem é algo que nos trará maior segurança para a expansão do município nos próximos anos”, ressaltou o Chefe do Executivo.
LEIA MAIS: Qualidade de água em Vera Cruz repercute no Estado
Publicidade