Motivar, reconhecer e dar destaque a iniciativas que favoreçam a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Essa é a tônica de um projeto de lei que foi encaminhado pela prefeita Helena Hermany, na última sexta-feira, 28, para apreciação da Câmara de Vereadores.
Em breve, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul poderá conceder o selo Empresa Inclusiva a estabelecimentos comerciais que promovam ações em benefício dessa parcela da população. De acordo com a prefeita Helena Hermany, as pessoas com deficiência necessitam de uma atenção maior da sociedade. “A deficiência em si já traz para a vida dessas pessoas uma série de dificuldades, mas a discriminação é a maior delas. E com o mercado de trabalho tão competitivo, se fecharmos as portas, negando oportunidades de aproveitamento e de crescimento profissional, essas pessoas estarão cada vez mais excluídas. Temos o dever de protegê-las”, declarou Helena.
LEIA TAMBÉM: Projeto Escola Inclusiva auxilia os estudantes com deficiência e necessidades especiais
Publicidade
Em síntese, o projeto sugere que, além da reserva de postos de trabalho para pessoas com deficiência, as empresas promovam capacitação para o exercício das funções, adaptem os espaços para favorecer a acessibilidade, bem como a promoção de campanhas ou patrocínios de eventos culturais ou desportivos para esse segmento. A partir dessas ações, e com o deferimento do departamento avaliador, a empresa terá o direito ao uso publicitário do título Empresa Inclusiva, tanto em veiculações publicitárias quanto, na forma impressa, em seus produtos.
Exemplos que seguem a linha desta iniciativa já ocorreram em empresas locais. Na última semana, a empresa de transporte coletivo Viação União Santa Cruz realizou a capacitação de seus colaboradores, além de adesivar veículos, através da campanha “Autismo não se cura, se compreende”. Outras ações em benefício desse público foram realizadas pela Ulfer, empresa fabricante de purificadores de água, que doou R$ 5 mil a ações que contemplem pessoas autistas; e Esporte Clube Avenida, que destinou espaços no estádio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
LEIA MAIS: Campanha visa orientar a população sobre o autismo
Publicidade
A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, salienta a importância da criação do selo. “É mais um passo em favor da inclusão e de cuidar mais das pessoas. A proposta vai ao encontro de uma visão moderna, é o poder público incentivando a iniciativa privada a se engajar e colaborar com as políticas públicas de inclusão para tornar a cidade mais acolhedora”, afirmou.
Segundo Roberta, a secretaria fará um trabalho de sensibilização junto às empresas para que promovam ações pela inclusão e se habilitem a receber o selo. Ainda de acordo com ela, estão sendo planejados três momentos durante o ano para conferir a distinção aos estabelecimentos comerciais que atenderem os critérios.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.