Em bandeira vermelha de acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, Sobradinho vai precisar adotar novas medidas visando a prevenção ao coronavírus. Durante entrevista ao programa Giro Regional da Gazeta FM 98.1 na manhã desta sexta-feira, 11, o secretário de Saúde, Nilo Wietzke; a enfermeira Angélica Dallazen; e a procuradora jurídica da Prefeitura, Greta D’Olanda Gonçalves, falaram sobre a situação da pandemia no município e as medidas que serão tomadas.
Conforme Wietzke, não há mais leitos de referência disponíveis para Sobradinho em Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul. Uma paciente do município, de 72 anos, está internada na UTI em Cruz Alta, onde foi possível conseguir um leito no último domingo, 6.
Angélica salientou que nota-se um relaxamento das medidas preventivas e isso resultou nos vários casos das últimas semanas. Sobradinho acumula, até essa quinta-feira, 10, 230 testes positivos para a doença. Conforme a enfermeira, a equipe da saúde também encontra dificuldade para manter as pessoas infectadas e suspeitas em isolamento, recebendo diversas denúncias sobre pacientes que circulam em estabelecimentos comerciais. “Falta consciência das pessoas, essa é uma grande preocupação nossa”, disse.
Publicidade
LEIA MAIS: Recuperado, Mayerhofer relata que chegou a ter 50% do pulmão comprometido
A procuradora jurídica Greta salientou que todos querem o funcionamento do comércio e serviços, mas para isso é necessária a conscientização da população. Conforme ela, o decreto municipal precisa seguir a linha do decreto estadual, mas algumas medidas estabelecidas foram mais rigorosas, por causa do possível colapso do sistema de saúde.
Greta destacou que serão expedidos nesta sexta dois decretos. A fiscalização também deverá ser intensificada com o apoio da Brigada Militar. A procuradora jurídica ressaltou que os estabelecimentos já foram devidamente orientados, tendo sido realizado um trabalho de conscientização. Os estabelecimentos que descumprirem as normas serão multados.
Publicidade
O decreto também vai definir regras em relação a aglomerações nas ruas. Estará infringindo as regras qualquer grupo de pessoas que não sejam da mesma família e mesmo entre familiares as aglomerações não podem envolver mais de quatro pessoas. Caso as regras não sejam seguidas haverá aplicação de multa. As filas na Caixa Econômica Federal ou em outras agências bancárias devem seguir as mesmas orientações, também com multa caso as normas não sejam seguidas.
Conforme Nilo, esse foi o jeito que se achou para não fechar o comércio, porque poderá haver regiões em bandeira preta no mapa do Distanciamento Controlado.
Greta salientou que as quadras de esporte devem estar fechadas, bem como as canchas de bocha. O Parque da Fejão estará fechado a partir deste final de semana. As pessoas de Linha Central não terão acesso pelo parque e deverão fazer o retorno pelo acesso de Arroio do Tigre ou Segredo. Os novos decretos aguardam a assinatura do prefeito Luiz Affonso Trevisan para entrar em vigor.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.