Foi divulgado nesta quarta-feira, 15, o decreto que estabelece o calendário fiscal para arrecadação dos tributos municipais em Santa Cruz do Sul em 2022. No documento, assinado na segunda-feira, 13, pela prefeita Helena Hermany, estão colocadas as modalidades de pagamento dos tributos, em especial o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que tem o aumento baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, que acumula, em 12 meses, alta de 10,74%. Este também é o desconto para quem pagar o tributo em parcela única, até 15 de abril.
O desconto total para quem quitar o imposto à vista pode chegar a 19,74%. O cidadão poderá se beneficiar de adicional de 3%, referente ao Programa Bom Pagador, para quem ficou em dia com o imposto até 30 de setembro. Também é possível ganhar mais 4% a 6% de abatimento pelo Programa Santa Cruz Solar, que beneficia proprietários de imóveis com sistemas de captação de energia solar.
O IPTU poderá ser parcelado em até oito vezes, com vencimento da primeira parcela também em 15 de abril e as demais no dia 15 dos meses seguintes. Nestes casos, as parcelas não poderão ser inferiores a R$ 112,65. A falta de pagamento dos tributos e das parcelas até o vencimento implica incidência de multa de 4% e juros de 1%. Quem não quitar a dívida até 30 de dezembro de 2022 será inscrito em Dívida Ativa Municipal.
Publicidade
Os carnês começam a ser distribuídos pelos Correios a partir de 1° de março. Ainda estarão disponibilizados em www.santacruz.rs.gov.br ou por meio do Aplicativo Cidadão On Line – Santa Cruz do Sul (RS), disponível no mesmo site, entre os dias 15 de janeiro e 15 abril.
O contribuinte que não receber o carnê até 10 de abril, pode solicitar a segunda via na Secretaria Municipal de Fazenda, no Complexo München, na Rua Ernesto Alves, 240, andar térreo, antes das datas de vencimento. O horário de atendimento da secretaria é das 9 às 16 horas.
Com cerca de 75 mil imóveis inscritos na lista de cobrança, a estimativa de arrecadação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul com o IPTU, segundo cálculos da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), é de R$ 46,5 milhões.
Publicidade
LEIA MAIS: Reajuste do IPTU em Santa Cruz deve ser feito com base na inflação oficial
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade