O calendário de audiências públicas para apresentação e discussão das etapas de revisão do Plano de Saneamento de Santa Cruz do Sul já está definido. A primeira audiência será no próximo dia 28, uma quinta-feira, na Câmara de Vereadores, às 18h30. Nesse encontro, técnicos do Núcleo de Gestão Pública da Unisc, Prefeitura e Corsan apresentarão um diagnóstico da situação atual e abrirão espaço para discussão com a comunidade.
As outras duas audiências ocorrerão nos dias 27 de setembro, para apresentação e discussão do prognóstico, e, no dia 25 de outubro, para apresentação do relatório final. Para uma melhor divulgação e mobilização social dos trabalhos de revisão, foram agendadas, nos primeiros dias do mês de julho, mais seis reuniões descentralizadas. Os encontros acontecerão nos bairros Esmeralda, Faxinal Menino Deus, Independência, Linha Santa Cruz e no distrito de Monte Alverne, conforme o cronograma abaixo.
A ideia é envolver nessas localidades o maior número possível de comunidades do entorno. “Essa é a oportunidade que a comunidade tem de tomar parte nesse processo, de ajudar a construir junto o novo Plano de Saneamento. É muito importante que as pessoas participem das audiências e reuniões, que falem de suas demandas, anseios e do que esperam ver contemplado nas suas comunidades”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch.
Publicidade
O Plano Municipal de Saneamento Básico contempla as diretrizes dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana. Por lei a atualização do documento deve ser realizada a cada quatro anos. O trabalho está sendo conduzido pelo Núcleo de Gestão Pública da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em conjunto com técnicos da Prefeitura.
Os trabalhos para revisão do plano tiveram início no mês de janeiro deste ano e são divididos em três fases distintas – diagnóstico, prognóstico e relatório final. Os recursos para o pagamento do serviço são provenientes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, (Semass) através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor de R$ 156 mil.
Cronograma de reuniões descentralizadas:
Publicidade
Bairro Esmeralda
Local: Salão Comunitário Nossa Senhora Aparecida do Bairro Esmeralda
Endereço: Rua Capivari, 107 – Esquina com a Av. Dep. Euclydes Nicolau Kliemann
Horário: 19 horas
Data: 2 de julho
Localidades envolvidas: Esmeralda, Ana Nery, Arroio Grande, Rauber, São João, Ohland, Vila Nova, Capão da Cruz, Progresso, Santo Antônio, Castelo Branco, Distrito Industrial, Aliança e imediações.
Bairro Faxinal Menino Deus
Local: Centro Social Urbano
Endereço: Rua Dona Carlota, 1014
Horário: 19 horas
Data: 3 de julho
Localidades envolvidas: Faxinal Velho/Menino Deus, Pedreira, Piratini, figueira, bom Jesus, Santuário, Santa Vitória, Harmonia, Imigrante e Distrito Industrial
Bairro Independência
Local: Associação Comunitária Núcleo Independência (Acani)
Endereço: Rua Edgar Mário Sperb, 143
Horário: 19 horas
Data: 4 de julho
Localidades envolvidas: Cohab, Independência, Várzea, Renascença e Universitário
Publicidade
Bairro Linha Santa Cruz
Local: Pavilhão da Igreja Santos Mártires das Missões
Endereço: Av. Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, 1712
Horário: 19 horas
Data: 5 de julho
Localidades envolvidas: Linha Santa Cruz e arredores
Distrito de Monte Alverne
Local: Sociedade Esportiva e Cultural Monte Alverne
Endereço: Vila Monte Alverne
Horário: 19 horas
Data: 6 de julho
Localidades envolvidas: Monte Alverne
Publicidade
This website uses cookies.