Política

Prefeitura debate com Governo do Estado o longo tempo de espera por cirurgias no SUS

Acabar de vez com a angústia de centenas de munícipes que padecem há anos nas filas do SUS a espera de cirurgias. Para buscar uma solução para esse, que considera o maior desafio da saúde pública do município e a preocupação número um do seu governo, o prefeito Sérgio Moraes convidou a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, que esteve em Santa Cruz na tarde desta terça-feira, 14, participando de uma reunião conjunta entre governo do Estado, prefeitura, Ministério Público, vereadores e as direções dos hospitais Santa Cruz e Ana Nery.

Durante a reunião, que ocorreu no Palacinho e durou mais de duas horas, Moraes relatou para a secretária Arita, o flagelo de quem precisa e não sabe mais a quem recorrer para conseguir realizar uma cirurgia. Como exemplo mencionou o caso de R.L.L., que entrou na fila do SUS em janeiro de 2022, ocupando o lugar de número 406. Com artrose severa, ele precisa ser submetido a uma artroplastia total primária de quadril, porém passados dois anos, seu lugar na fila agora é o de número 686. Com a piora do quadro, o paciente caminha com extrema dificuldade. “Isso é muito cruel, a saúde oferece pouco, tem muita gente nas filas e em alguns casos a média é de oito anos aguardando. Temos que tirar as pessoas desse sofrimento, achar uma saída”, disse o prefeito.

LEIA TAMBÉM: Segunda etapa do Calçadão da Floriano deve iniciar na próxima semana

Publicidade

Um panorama da saúde no município, com números referentes a situação financeira dos hospitais e volume de recursos aportados por cada esfera de governo, foi apresentado pelo secretário da pasta, Rodrigo Rabuske. Ele ressaltou que 33 por cento do orçamento é aplicado em saúde pública, o que vai muito além da obrigação legal de 15 por cento. “É muito importante que a comunidade saiba que as filas são gerenciadas pelo Estado, então o município contribui com esse valor e muitas vezes o recurso é aplicado para o cidadão de forma regional. Já passou do momento de mostrarmos que não adianta Santa Cruz pagar a conta e não conseguir atender a comunidade santa-cruzense”, disse.

A regulação das cirurgias hoje é feita pelo governo do Estado, que organiza os atendimentos conforme urgência, demanda e estrutura. O que Santa Cruz do Sul busca é que o atendimento faça juz ao montante investido. “A porta de entrada do Hospital Santa Cruz, que é o nosso PA, recebe recursos federais, estaduais, mas recebe ainda mais recursos municipais e atendeu em 2024, 444 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, o que demonstra que o município de Santa Cruz, apesar de atender toda a região contribui mais que o Estado para esta finalidade”.

Um grupo de trabalho com representantes do governo do Estado, prefeitura, MP, hospitais e vereadores foi criado para dimensionar o quantitativo de consultas e cirurgias em fila de espera, levantar os custos e a capacidade de atendimento dos prestadores para fazer frente às necessidades. Com base nesses relatórios será criado um plano para reduzir o tempo de espera por cirurgias. A reunião do grupo está agendada para a próxima quarta-feira, dia 22.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Marechal Floriano terá trecho bloqueado nesta quarta-feira

Segundo Rabuske, dentro da secretaria técnicos já estão incumbidos de avaliar todas as filas de espera por procedimentos de média e alta complexidade e fazer levantamento dos custos para uma possível ação de mutirão ou algo nesse sentido.

Para a secretária Arita Bergmann, prevaleceu o diálogo e a disposição de buscar alternativas em conjunto. “Encaminhamos atividades concretas para que o município de Santa Cruz e região, em conjunto com prestadores de serviços e a participação direta do governo do Estado, possa construir possibilidades de ampliar serviços naquelas áreas que serão elegíveis dentro da capacidade instalada local e regional para ofertar serviços e, com isso, diminuir tempo de espera do cidadão que aguarda uma consulta de especialidade ou que aguarda uma cirurgia”, disse.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.