Venâncio Aires poderá contar com um Centro Municipal de Cultura. A ideia é que o projeto seja construído em uma área com extensão de 16.800 metros quadrados, localizada no Bairro Aviação. O espaço foi apresentados a representante do Instituto de Arquitetos do Brasil, Marcelo Heck e o consultor em Gestão Cultural, Neidmar Alves na última sexta-feira, 19, pelo prefeito Airton Artus e o secretário municipal e Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz.
A definição do projeto arquitetônico deve acontecer através de um concurso, coordenado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Segundo Lenz, o primeiro passo é realizar uma audiência pública para discutir com a comunidade um programa de necessidades a ser contemplado no espaço destinado. “Grandes obras são feitas dessa maneira. É a forma mais democrática, transparente e profissional. É importante ouvir opiniões do nosso Conselho e também da comunidade em relação a que o espaço irá contemplar”, explicou o secretário.
O objetivo é possibilitar a criação de um local fechado para conferências, espetáculos musicais e teatrais, além de um saguão para exposições de artes, sala adequada para ensaios da Orquestra Municipal e grupos de danças, além de uma biblioteca. “Acreditamos ser plenamente viável essa captação a partir das leis de incentivo à cultura. Queremos oferecer à comunidade um espaço que se torne movimentado todos os dias”, destacou o prefeito.
Publicidade
Em anexo à área disponível para a construção do Centro de Cultura, também está sendo projetado o Parcão, que prevê áreas verdes, espaço para caminhadas, pista de skate e quadras poliesportivas, além de prédios para o Senai e a Uninter. A audiência pública para discutir o programa de necessidade será agendada para setembro. Além dos membros do Conselho de Política Cultural e comunidade cultural, participam representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil.
Publicidade
This website uses cookies.