Em uma demonstração de solidariedade e de parceria, a Prefeitura de Tucunduva anunciou que vai “adotar” a cidade de Sinimbu e auxiliar nas ações de recuperação das áreas destruídas pelas enxurradas do dia 30 de abril. A prefeita Sandra Backes recebeu o prefeito Jonas Fernando Hauschild, que, junto com uma comitiva vinda do município, situado no Noroeste do estado, na fronteira com a Argentina, percorreu as ruas de Sinimbu e pôde ver de perto todos os danos provocados pelas chuvas.
Junto veio um caminhão com mantimentos, entre eles água, alimentos e também brinquedos. “É muito importante para as nossas crianças que estão em suas casas, sem contato com seus amigos e colegas de aula porque está tudo suspenso”, disse Sandra, em um vídeo publicado nas redes sociais. Hauschild também é um dos vice-presidentes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
LEIA TAMBÉM: Entenda como funciona a entrega de doações para outros municípios
Publicidade
“Não tem como não ficarmos abalados com o que vimos em Sinimbu, sobretudo no Centro, onde praticamente 100% do comércio foi atingido”, afirma Hauschild. Ele relata que Tucunduva também foi afetada e decretou situação de emergência, mas não há comparação entre os estragos.
Quando tomaram conhecimento da situação de Sinimbu, integrantes da associação comercial reuniram-se com a Prefeitura e alinharam a parceria. “Foi muito em conta dessa semelhança de ser um município menor. Então, focamos principalmente a doação de mantimentos.”
LEIA TAMBÉM: Entenda como vai funcionar o Plano Rio Grande
Publicidade
Hauschild salienta que, além da destruição de residências, comércio e indústrias, a população também está seriamente abalada e precisará de muito apoio para recomeçar. “Espero sinceramente que os governos e as pessoas não esqueçam e daqui a 20 ou 30 dias esses municípios caiam no esquecimento das autoridades.”
Sandra agradeceu pela boa vontade e empenho do prefeito de Tucunduva. Ela frisou que é importante mostrar positividade aos cidadãos e empresários para que todos mantenham a expectativa de restaurar a rotina e reconstruir as áreas públicas, comércios e propriedades rurais. “Como Poder Executivo, junto com Tucunduva, nós vamos fazer um grande trabalho de recuperação.” Ações semelhantes são registradas em outros locais, como no município de Travesseiro, no Vale do Taquari, que foi adotado por Jaraguá do Sul, de Santa Catarina.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙