Iniciou nessa quinta-feira, 25, a instalação das placas solares do sistema fotovoltaico junto ao pavilhão da Secretaria de Obras de Sinimbu. A instalação faz parte do projeto elaborado pela Prefeitura que prevê um investimento de R$ 1,34 milhões, buscando a geração de energia solar e a redução nas contas de luz do Município.
Além das placas que estão sendo instaladas junto a Secretaria de Obras, já ocorreu a instalação de placas no ginásio da Escola Nossa Senhora de Fátima, em Pinhal Santo Antônio. Conforme o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, também devem ser instaladas placas no Centro Administrativo Municipal, no Posto de Saúde de Pinhal Santo Antônio, no Posto de Saúde de Rio Pequeno e nas escolas Guararapes, em Linha Almeida, Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, e Criança Feliz, no centro de Sinimbu.
LEIA TAMBÉM: Vai instalar um sistema fotovoltaico? Entenda o que muda com a nova lei da energia solar
Publicidade
Com o investimento, o município busca reduzir os valores pagos em energia elétrica, através da geração da própria energia de forma renovável. Conforme a justificativa do projeto, a energia solar fotovoltaica apresenta-se como uma alternativa viável de geração de energia renovável de baixo impacto ambiental, confiável e com alto valor tecnológico agregado.
No contexto de custos, a implantação de sistemas de microgeração de energia solar fotovoltaica se mostra um excelente investimento. Do ponto de vista conceitual, tem-se a fonte energética no local do consumo, evitando assim desperdícios de transmissão e distribuição de energia. Do ponto de vista financeiro, tem-se módulos fotovoltaicos com garantia de produção de energia de 25 anos com retorno do investimento médio em cinco ou seis anos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!