Em nova reunião realizada na última quinta-feira, 27, na Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, a administração municipal de Sinimbu tratou sobre a revisão dos limites intermunicipais. A medida é necessária devido à realização do Censo Demográfico deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), marcado para iniciar em 1º de agosto.
O secretário de Administração, Finanças e Planejamento Carlos Backes Filho, disse que o Município está interpretando o mapa que define as divisas de Sinimbu. “Nós analisamos a lei e encontramos alguns pontos em que a delimitação utilizada pelo Estado e pelo IBGE não confere com o que de fato consta na lei de criação do município. Na reunião, mostramos aos técnicos do Estado esses pontos e explicamos essas inconsistências”, destaca Backes Filho. O secretário de Agricultura, Félix Weis, acompanhou a reunião e ressaltou o trabalho de campo realizado pela secretaria para mapear e conferir as delimitações do mapa do município, buscando a correção dessa interpretação.
LEIA TAMBÉM: União reconhece situação de emergência de Sinimbu
Publicidade
A prefeita Sandra Backes reforçou que a alteração e a correção do mapa do munícipio representam a inclusão de mais de 100 pessoas na contagem populacional, o que, consequentemente, irá evitar a perda de mais de R$ 2 milhões por ano pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Precisamos que o trabalho de campo da equipe técnica da Secretaria de Planejamento do Estado seja feito com urgência. Nosso objetivo, neste momento, é esclarecer essas inconsistências encontradas na interpretação do mapa e fazer as correções necessárias a tempo do Censo 2022. Estamos desde 2019 buscando soluções para essa situação, pois são diversas famílias atendidas em todos os setores por Sinimbu, mas que no Censo são contabilizadas pelos municípios vizinhos”, afirma a prefeita.
Os técnicos informaram que a demanda de Sinimbu está na fila de espera para encaminhamento e que a previsão é de que o município seja atendido ainda no primeiro semestre deste ano.
LEIA TAMBÉM: Caminhada na natureza mostra as belezas do interior de Sinimbu
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.