Santa Cruz do Sul aguarda a formalização de um convênio com a Secretaria Estadual da Segurança, para iniciar a utilização de mão de obra de apenados do Presídio Regional em serviços públicos. A parceria foi aprovada pela Câmara de Vereadores em janeiro, durante uma sessão extraordinária.
O secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari, ressalta que a ideia é ajudar na recuperação dos detentos e agilizar demandas no serviço público em Santa Cruz. “Será para pintar equipamentos das praças públicas, cordões de calçadas, manutenção de prédios públicos. É uma mão de obra barata, em torno de 3/4 do salário mínimo e sem encargos trabalhistas. O preso ele se recupera ou pela religião, estudo ou trabalho, então nós temos que ajudar a oferecer essas oportunidades”.
Além disso, a Prefeitura de Santa Cruz planeja construir mais um pavilhão dentro do Presídio Regional. O local vai ser disponibilizado para alguma empresa que pretenda utilizar a mão de obra dos presos. Atualmente, uma marcenaria já funciona dentro da casa prisional. O município também planeja a oferta de cursos profissionalizantes para quem cumpre pena, através de uma parceria com o sistema S. As iniciativas fazem parte do programa Pacto pela Paz Santa Cruz. O projeto deve ser apresentado de maneira oficial no dia 24 de março e pretende atuar na prevenção à violência.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Presídio Regional é revitalizado com uso de mão de obra prisional
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade