Após mais uma colisão entre dois veículos, na última segunda-feira, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul decidiu realizar intervenções no cruzamento das ruas Venâncio Aires e Fernando Abott, no Centro. O local é conhecido pelo grande número de acidentes envolvendo carros e motocicletas. Eles se repetem com frequência e resultam em danos materiais e condutores feridos. Além disso, uma loja de materiais de construção que ocupa um dos prédios da esquina já teve a fachada danificada mais de uma vez e instalou protetores de ferro e concreto para tentar se resguardar.
Ciente dos acontecimentos, a equipe da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana reuniu-se para analisar os fatos e buscar uma solução. Segundo o titular da pasta, José Joaquim Dias Barbosa, duas possibilidades são consideradas. A primeira é reforçar a sinalização da Fernando Abott com tachões e placas alertando para a redução da velocidade e a necessidade de parada, visto que a Venâncio Aires é a preferencial. Outra alternativa debatida é a instalação de semáforos, com sistema de onda verde pela Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Obras executa melhorias de pavimentação em diversos pontos de Santa Cruz
Publicidade
Gerente da Costaneira, loja que por várias vezes foi atingida por destroços ou mesmo pelos veículos envolvidos nos acidentes, Débora Soares de Freitas conta que são frequentes os sustos. “Já tivemos carro subindo a escada e até mesmo quebrando os vidros”, relata.
Uma solução provisória foi a colocação de uma estrutura metálica concretada em frente à entrada principal do estabelecimento. O equipamento, contudo, já foi destruído duas vezes por automóveis envolvidos em sinistros e recolocado pela Prefeitura.
São comuns ainda os casos em que os colaboradores presenciam as colisões. “Acontece direto, quando ouvimos a freada já esperamos o estouro e vamos para fora ver se alguém precisa de ajuda.” Diante de tudo isso, a própria operação da loja fica por vezes comprometida.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: A calçada está ruim? Saiba como denunciar os problemas
“Já aconteceu de termos acidentes do lado de fora enquanto estamos atendendo os clientes aqui dentro. Eles ficam apavorados”, afirma. Débora entende que uma intervenção no cruzamento é urgente e espera uma resolução o mais rápido possível, para evitar danos ainda maiores e que possam envolver pessoas.
Situação melhorou no Bairro Universitário
No Bairro Universitário, outros dois cruzamentos apresentavam situações semelhantes e que foram resolvidas com a instalação dos tachões no asfalto. Trata-se das esquinas da Rua 28 de Outubro com Rua Augusto Spengler e, sobretudo, da Avenida João Pessoa com a Augusto Spengler.
Publicidade
Nesses locais, diversos acidentes com carros, caminhões e motocicletas foram registrados. Alguns deles chegaram a danificar muros e grades das residências do entorno. Após a modificação do pavimento, a quantidade de ocorrências reduziu muito.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade