Em breve, um novo posto de transbordo do material coletado em Santa Cruz vai entrar em operação. A intenção do município é desativar a estrutura que hoje funciona no Bairro Dona Carlota e está sob administração da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis, a Coomcat. Uma licitação já foi aberta e as propostas vão ser conhecidas nesta quarta-feira.
LEIA MAIS: Prefeitura vai conhecer nesta terça propostas para ampliar a coleta seletiva em Santa Cruz
Ela envolve a contratação de uma nova usina de transbordo. O custo estimado pelo município é de R$ 1 milhão por ano. A atual usina precisa ser desativada em função de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público por causa da precariedade da estrutura. A partir da definição de um novo local, o governo pretende desocupar o espaço e avaliar o grau de contaminação do solo. A ideia é recuperar o local.
Publicidade
LEIA MAIS: Prefeitura lança edital para ampliação da coleta seletiva no município
O transbordo é o ponto para onde é levado o material orgânico coletado na zona urbana de Santa Cruz para posterior encaminhamento ao aterro sanitário em Minas do Leão. A coleta dos resíduos permanece com a Conesul enquanto o transporte para fora do município é de responsabilidade da empresa Tazay.
Com a mudança, não vai mais acontecer triagem de material. A partir da alteração, o município pretende incentivar a separação domiciliar. Já o lixo reciclável vai continuar a ser encaminhado para a Coomcat.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.