A Prefeitura de Santa Cruz do Sul vai decretar situação de emergência, devido ao temporal que atingiu o município nesse sábado, 27. Os bairros mais atingidos por granizo, vento muito forte e chuvarada foram Linha João Alves e Belvedere, mas também houve registros no Bonfim e no Margarida. Ao todo, segundo a Defesa Civil, 3,8 mil pessoas foram atingidas e pelo menos 750 residências danificadas.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa, informou que o decreto será de emergência nível 1. Isso significa que o Município tem condições de absorver os gastos necessários para auxiliar a população na recuperação dos prejuízos. Essa medida, no entanto, possibilita a dispensa de licitação para aquisição de materiais, como lonas e telhas, garantindo mais agilidade no trabalho. “Mas é claro que vamos ter todo o cuidado de fazer tomadas de preços corretas, solicitando pelo menos três orçamentos”, pontuou.
Publicidade
Outro motivo importante para o decreto de situação de emergência é a possibilidade de, a partir disso, toda a estrutura da Administração Municipal ser colocada a serviço do trabalho de resolução imediata dos problemas causados pelo temporal. “Teremos 180 dias para resolução dos danos”, explicou Barbosa. O decreto precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores.
Auxílio à comunidade
A partir das 14h30 deste domingo, 28, será realizado um mutirão para cadastrar todos os prejudicados pela intempérie. Para facilitar o acesso à população, as ações serão realizadas nos bairros João Alves e Belvedere – os mais afetados. O atendimento acontecerá em duas escolas: na Dona Leopoldina, em Linha João Alves; e na Frederico Assmann, no Belvedere. Para se cadastrar, é necessário apresentar documento de identificação (RG ou CPF).
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade