A Prefeitura de Santa Cruz do Sul começa o mês de fevereiro com 38 servidores afastados por suspeita ou confirmação de Covid-19. O número ainda é significativo, mas bem menor que o de janeiro, quando havia 188 funcionários públicos municipais nesta situação.
Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o secretário de Administração, Edemilson Severo, explicou que a Administração Municipal faz um monitoramento nas secretarias diariamente. “Temos uma quantidade significativa ainda de servidores em férias, mas fiquei satisfeito quando recebi este relatório. É uma diminuição de 150 casos.”
LEIA TAMBÉM: Afetadas pelo afastamento de trabalhadores, empresas agem para frear disseminação da Covid-19
Publicidade
Em dezembro, eram quatro afastamentos. “O dado de janeiro nos fez adotar normativas. Existia o sistema de testagem à disposição, tivemos um cronograma, mas com a orientação das Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde de que deveria se parar essa testagem de assintomáticos, isso foi encerrado.”
Depois disso, Edemilson salienta que a normativa foi modificada. “Não testamos mais assintomáticos. Acredito que essa mudança não interfere no resultado de casos que temos hoje.”
LEIA MAIS: Testagem de assintomáticos está suspensa em Santa Cruz
Publicidade
Sobre as áreas com casos, Edemilson informa que a Secretaria de Saúde está, atualmente, com nove casos. “Isso é muito dinâmico, a pessoa pode ficar afastada por dez dias, o caso confirmado, sete dias para a pessoa sem febre por mais de 24 horas e sem uso de medicamentos, isso também vale para os contatantes próximos como familiares e colegas de trabalho. Então, são números que mudam com frequência.”
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade