A tendência de continuidade da estiagem deixa a Prefeitura de Santa Cruz em alerta. A preocupação maior é com o abastecimento no interior, onde já houve o reforço de caminhões-pipa para garantir água nas localidades onde a situação está mais crítica.
Na zona urbana, apesar de o Lago Dourado garantir a demanda, a população também deve utilizar a água de forma consciente. O prefeito em exercício, Elstor Desbessell, ressalta que restrições não estão descartadas se a estiagem continuar.
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz entrega 300 mil litros de água por semana no interior do município
Publicidade
“Temos que evitar lavar calçadas, lavar o carro em casa, molhar plantas. As expectativas do que vem pela frente não são as melhores. A gente tem que se precaver, sim, porque ano passado já estivemos muito próximos de um problema maior. Este ano, se a gente não for consciente no uso da água, com certeza, corre-se o risco de logo lá na frente ter restrições”, afirmou Desbessell, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.
Nessa quarta-feira, o Lago Dourado estava 64 centímetros abaixo do nível normal que é de 4 metros e 88 centímetros. O volume de água está em 81%. São 7% a menos que no início do ano. Por dia, o lago chega a perder até dois centímetros por causa da evaporação e do clima seco e quente.
LEIA MAIS: Câmara aprova decreto de emergência por estiagem em Santa Cruz
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!