Categories: Regional

Prefeitura de Santa Cruz recebe pedidos de abertura de aguadas e açudes

Em um passeio pela propriedade, Simão Kroth, de 54 anos, morador de Cerro Alegre Alto, interior de Santa Cruz do Sul, relembra as agruras por que passou devido à estiagem deste ano: a escassez de pastagem para os animais e a redução na produção de leite, de 700 litros por dia para 500, sem contar os dois açudes que, praticamente vazios, já apresentavam uma água turva até há poucos dias. “As chuvas que vieram nas últimas semanas me salvaram”, comenta.

Preocupado, já que possui 30 vacas leiteiras e uma extensa produção de tabaco e de outras culturas nos 30 hectares de terra, Simão já planeja o que deve fazer para o próximo ano. “Vi na previsão do tempo que no próximo verão podemos ter mais uma seca. Por isso, estou fazendo mais um açude, para garantir que não venha a faltar água”, relata.

LEIA MAIS: Rio Pardinho começa a reagir após as chuvas

Publicidade

Assim como Kroth, mais de 300 produtores do interior do município já foram atendidos com abertura de aguadas e açudes. De acordo com o secretário de Agricultura, Tiago Staub, os pedidos dos moradores estão sendo atendidos por localidades. “Estamos atendendo às famílias por proximidade, para agilizar os serviços”, explica.

Ainda segundo ele, as comunidades de Linha João Alves, Cerro Alegre Alto, Capela dos Cunha e Arroio do Couto já foram atendidas. Na sequência, serão atendidos os moradores de Cerro Alegre Baixo. Quem quiser solicitar os serviços da Secretaria de Agricultura deve agendar o atendimento pelo telefone 51 3711-9334.

LEIA MAIS: Chuva eleva o nível do Lago Dourado em 10 centímetros

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.