A Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul, por intermédio do Departamento de Inclusão de Pessoas com Deficiência, promove na próxima segunda-feira, dia 19, no auditório da Procuradoria-Geral do Município, o 1º Ciclo de Palestras Autismo em Debate. Serão três momentos, com temáticas específicas para diferentes públicos.
O evento acontece em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, e tem por objetivo promover diálogos construtivos acerca do Transtorno de Espectro Autista (TEA), fornecendo informações relevantes para aumentar a compreensão e diminuir o preconceito na sociedade.
LEIA TAMBÉM: Palestra aborda inclusão dos autistas no ambiente escolar
Publicidade
Para falar especialmente aos familiares de autistas, a organização do evento convidou a assistente social Cláudia Queiroz, que atua no recentemente criado projeto Cuidar de quem cuida, do TEAcolhe, do Governo do Estado. Ela vai explanar, a partir das 8h30, sobre o tema Autismo em debate: informação e acolhimento para familiares.
Nessa primeira palestra serão abordados tópicos como o que é o transtorno, desafios enfrentados por familiares, estratégias de apoio e intervenção no dia a dia, a importância do acolhimento e do suporte emocional. Também será proposto um debate aberto entre os participantes para compartilhamento de experiências e dúvidas. A mediação será da coordenadora do Departamento de Inclusão de Pessoas com Deficiência, Adriele Vargas.
LEIA TAMBÉM: Cisvale cria comissão para debater instalação de centro regional de autismo
Publicidade
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, informação e diálogo são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades das pessoas com TEA. “Queremos proporcionar um espaço seguro e inclusivo, em que pais, avós, tios e outros familiares possam se sentir confortáveis para trocar informações, aprender e se fortalecer mutuamente”, disse ela.
O segundo bloco está previsto para as 10h30 e será direcionado aos profissionais da educação. O tema Educação inclusiva na perspectiva do transtorno do espectro autista será abordado pela neuropsicopedagoga Miriane Nunes Dias, especialista em TEA na adolescência e fase adulta.
LEIA TAMBÉM: Fórum da Empregabilidade debate mercado de trabalho mais inclusivo
Publicidade
Já o terceiro e último bloco será realizado na parte da tarde, a partir das 14 horas, e será voltado aos profissionais da saúde. Com o tema Autismo não se cura, se compreende, a palestra será proferida pelo enfermeiro Gustavo Gomboski, diretor administrativo e de assistência domiciliar da empresa Naces.
As inscrições para interessados em participar das palestras são gratuitas. Para mais informações e para assegurar uma vaga, basta entrar em contato pelo telefone (51) 3715-1895 e pedir ao Departamento de Inclusão ou ainda mandar um e-mail para o endereço [email protected].
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!