O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, concedeu entrevista à Gazeta do Sul e falou das metas relacionadas à educação no município, bem como sobre os investimentos feitos recentemente. Ele afirmou que a administração já trabalha na elaboração de novo concurso público para o cargo de professor 40 horas. O objetivo é reduzir o fracionamento de contratos e nomeações. Não citou, no entanto, o número de vagas que devem ser oferecidas. Além disso, revelou que estão sendo feitos estudos no sentido de remodelar o plano de carreira.
LEIA MAIS: Dia do Professor: os disseminadores de conhecimento que abrem portas para o mundo
Gazeta do Sul – Quando falamos em professores, falamos de um universo de quantos profissionais em Santa Cruz do Sul?
Wagner Machado – Falamos de um universo de 857 profissionais.
Publicidade
Como o senhor avalia o desempenho dos professores municipais?
Nossos professores, tanto os mais antigos quanto os recém- chegados, são comprometidos com sua missão, são dedicados e aproveitam as oportunidades fornecidas de aprimoramento constante, a exemplo das jornadas pedagógicas.
Qual a principal preocupação ou meta urgente da Secretaria no que compete à valorização dos professores?
Iniciamos estudos que visam à remodelação do plano de carreira. A prefeita Helena Hermany, assim como eu, acredita que a motivação, o reconhecimento e a valorização andam juntos. Também estamos trabalhando na elaboração de novo concurso público para o cargo de professor 40 horas, visando à redução do fracionamento dos contratos ou nomeações, o que agrega mais conforto e qualidade de vida ao servidor, quando da prestação dos serviços à comunidade.
Quais os investimentos feitos recentemente para a melhoria do trabalho desses profissionais?
Além dos investimentos em formação continuada, atuamos fortemente na melhoria dos espaços de ensino. Isso ocorre nas dezenas de reformas e ampliações, no sistema de segurança integrado, que através da tecnologia amplia a sensação de segurança e bem-estar nas escolas, como também nas ferramentas modernas de ensino entregues aos nossos educadores, como notebooks, chromebooks, telas interativas, kits de robótica, plataformas de leitura, climatização das salas de aula e energia limpa e sustentável para mover isso tudo, através das 27 usinas fotovoltaicas já instaladas.
Publicidade
O que representa o ato de educar?
Educar é um ato de amor e é também o maior ato de rebeldia frente a uma sociedade tão desigual, pois a educação é emancipadora e através dela novos prismas são descobertos. Ser educador nas redes públicas de ensino é comprar todo dia a missão de desfazer estigmas, reinventar conceitos e entregar esperança de dias melhores não apenas aos estudantes sob sua regência, mas a toda uma nação.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.