Santa Cruz do Sul

Prefeitura de Santa Cruz emite nota orientativa em virtude da fumaça das queimadas

O tempo seco, as altas temperaturas e o céu cinzento, em razão da alta incidência de incêndios no Brasil e no exterior, compõem um cenário que compromete a qualidade do ar no país e no RS. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde da Secretaria de Saúde, emitiu uma nota orientativa à população em virtude da fumaça das queimadas.

LEIA TAMBÉM: Governo alerta população para cuidados com a qualidade do ar e “chuva preta”

De acordo com a Sala de Situação do governo estadual, a piora na qualidade do ar ocasionada pelas queimadas é agravada pela atual presença de vento norte na Região Metropolitana, pela massa de ar quente, seco e estável, somadas à ausência de chuvas, dificultando a dispersão dos poluentes.

Publicidade

O cenário deve mudar a partir desta quinta-feira, 12, com a chegada de uma frente fria, que trará chuvas que irão ajudar a limpar a atmosfera, embora haja a possibilidade de ocorrer a chamada chuva preta, ocasionada pelos poluentes suspensos na atmosfera. A frente fria também trará ventos do sul, que irão empurrar a fumaça para fora do Estado, melhorando a qualidade do ar. Na sexta-feira, 13, os ventos do sul devem continuar a melhorar a situação.

Confira a nota na íntegra:

Considerando que vem sendo constatada, em nossa cidade, a presença de fumaça causada por queimadas e tendo em vista seu efeito sobre a qualidade do ar, compartilhamos, a seguir, algumas orientações e cuidados para a preservação da saúde e do bem-estar de estudantes, profissionais da educação, bem como da população em geral:

  • Acompanhar as previsões meteorológicas locais, assim como informações de órgãos oficiais a respeito da qualidade do ar;
  • Evitar a realização de atividades ao ar livre em horários de alta poluição;
  • Evitar exercícios físicos nos períodos de maior concentração de poluentes;
  • Manter portas e janelas fechadas, a fim de diminuir a entrada de poluição externa nos ambientes;
  • Aumentar a ingestão de água, para manter as vias respiratórias úmidas;
  • Não consumir alimentos que foram expostos a cinzas ou detritos das queimadas;
  • Ficar atento(a) a sintomas respiratórios e, se necessário, buscar atendimento médico.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.