Dados da Secretaria Estadual da Saúde mostram que, nesta quarta-feira, 29, Santa Cruz do Sul tinha 94% dos seus 17 leitos de UTI adulto ocupados. O município tem três pacientes internados na unidade do Hospital Santa Cruz (HSC) com confirmação para Covid-19 e um com suspeita da doença, no Hospital Ana Nery.
LEIA MAIS: Santa Cruz tem terceiro caso confirmado de coronavírus
Dois dos que são tratados em leitos de UTI do HSC foram transferidos para Santa Cruz porque as regiões deles não dispunham de vagas. Um é de Bom Retiro do Sul e outro é de Bento Gonçalves. A situação gerou crítica de alguns moradores, que defendem que os leitos locais deviam ser reservados apenas a santa-cruzenses. “Acompanhamos hoje (quarta-feira) vários comentários bem desagradáveis nas redes sociais, inclusive comentários egoístas”, relatou o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9.
Publicidade
“É importante que a comunidade de Santa Cruz tenha ciência de que nós estamos recebendo e receberemos pacientes de outras cidades. Assim como, com uma possível lotação dos leitos de Santa Cruz, nós também teremos que enviar pacientes para outras cidades e para outras regiões do Estado”, destacou Régis de Oliveira Júnior.
Para tentar garantir o atendimento à população, a Prefeitura tem trabalhado para ampliar a oferta de vagas de UTI no município. Estão em andamento processos para instalar 20 novos leitos: dez no Hospital Santa Cruz e dez no Ana Nery.
LEIA TAMBÉM: Região tem 45 leitos de UTI e 81 respiradores artificiais
Publicidade
Para tentar acelerar a processo, o Município pretende alugar, por conta própria, equipamentos, em vez de aguardar o envio pelo Ministério da Saúde. Santa Cruz vai investir, se o negócio for concretizado, R$ 1,4 milhão para contar com os materiais por seis meses. Os itens seriam locados da empresa RTS Rio S/A, do Rio de Janeiro, com custo de R$ 239 mil mensais, e dariam condições de funcionamento a dez leitos de UTI, que seriam instalados no Hospital Santa Cruz.
A Prefeitura afirma que buscava os equipamentos com outras empresas desde março, mas sem sucesso. Com a locação, a Secretaria Municipal da Saúde espera ter as dez novas vagas de UTI disponíveis em até 40 dias.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade